quarta-feira, junho 20, 2012

Presidente da Câmara de Jatobá, em entrevista ao Blog, fala tudo sobre a política do município



Em entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho, o presidente da Câmara de Jatobá, Dione, fala da sua administração à frente da casa. Ele fala do bom entrosamento da Câmara com o prefeito João Gomes, diz que hoje votaria e apoiaria o atual prefeito, mas que ainda não está nada definido, e tudo pode acontecer.

Em desabafo, Dione fala do polêmico veto da Câmara à uma Lei Orçamentária Anual, fato que  movimentou os bastidores políticos de Jatobá, tempos atrás, mas que, segundo ele, tudo não passou de um mal entendido, explorado por politiqueiros de plantão.

O presidente da câmara afirma que é candidato a reeleição, que Jatobá está no caminho certo, mas que muitas coisas ainda têm que mudar.

Acompanhe abaixo, na íntegra, a matéria.


Assis Ramalho: Dione, primeiramente, obrigado por receber  a reportagem do Blog no seu gabinete. Como é que vão os trabalhos da Câmara no biênio que você vem administrando? Bom dia.

Dione:  Bom dia, Assis. Olha, no nosso mandato do biênio, a gente vem fazendo um trabalho junto com o prefeito. Não travamos nenhuma matéria que vem de lá. Todas as matérias que chegam, a gente analisa e aprova. Se for bom para o povo, a gente aprova com todo o carinho. Se o projeto vier com algumas imperfeições, o prefeito dá toda liberdade de a gente chamar ele, conversar e fazer as modificações e a gente faz. Então durante o meu mandato eu vou sempre estar ao lado do meu povo, cobrando o que for de bom pra eles.

Assis Ramalho: O que você está falando bate com o que o prefeito (João Gomes) me falou em entrevista. Ele disse que nunca teve problema com a Câmara apesar de, no início do governo, a maioria ter sido eleita pela oposição. O importante de tudo é o que é melhor para o povo, verdade?

Dione: Olha, se o projeto for bom para o povo, a gente tem que estar ao lado dele. Às vezes, a gente recebe críticas, porque não sabem do que a gente faz. Mas nós temos feito um trabalho muito bom para o município, e só quem tem visto as nossas reuniões é que sabe o trabalho do vereador como é. A gente tem as comissões, a gente analisa o projeto, estuda ele, quer dizer, nós não temos motivos de travar, independentemente de ser oposição ou situação. Agora, já teve oposição de governo passado que eu considerava oposição do povo, e não do governo. Porque quando não aprovam um projeto que é bom para o povo, eles não estão sendo contra o prefeito, eles estão sendo contra o povo.

Assis Ramalho: E por falar de coisas que vão ao encontro do povo, como o vereador Dione explica aquele problema de algum tempo atrás, onde a maioria dos vereadores vetaram um orçamento, o que poderia prejudicar o povo?

Dione: Assis, essa pergunta foi bem colocada para a gente poder explicar, porque aquele pessoal que são politiqueiros andaram passando as informações totalmente erradas. O papel do vereador é pegar aquele projeto, analisar, estudar e ver se é bom para o povo. Se não for bom para o povo, ou você devolve para o prefeito ou você não aprova. E o que aconteceu naquela época foi que a matéria veio para a Câmara e não foi entregue aos vereadores. Então como é que a gente iria aprovar um projeto que a gente não tinha em mãos? Foi então que a gente entrou na justiça, ganhamos na justiça e aprovamos o projeto. Agora tem a LDO, o PPA que se passam pela Câmara. Então, se o seu papel como vereador é aprovar um projeto, você tem que rever e estudar. Não (pode) vir de todas as maneiras, você aprovar, e ser um vereador lagartixa. Então, quando aquele orçamento chegou aqui, ele não passou nas nossas mãos. Então a intenção não era prejudicar o povo. Era porque a gente não sabia em quê a gente estava votando, mas quando a gente teve a matéria na mão, a gente entrou na justiça e aprovou.

Assis Ramalho:  E em relação ao futuro, Dione é candidato a reeleição?

Dione:  Sou candidato novamente, vou lançar minha campanha novamente, vou mostrar ao povo o que foi que eu cobrei. Se for da vontade do povo, assumirei novamente com todo o prazer. Se não for, que seja dado oportunidade a outros, que possa vir e mostrar um trabalho. Eu só digo uma coisa a você, Assis: ser vereador não é fácil não.

Assis Ramalho: O município de Jatobá, na sua opinião, está no caminho certo ou tem que mudar algo?

Dione: Mudar, tem que mudar muitas coisas, mas a administração dele (João Gomes) é dez. É tão de um jeito que eu venho desde os 16 anos acompanhando a política dele. Agora, a gente quer  sempre a melhora. Então, para melhorar, eu acho que tem que mudar muitas coisas, mas a prefeitura eu acho que está nas mãos certa.

Assis Ramalho: No caso, você vai tentar dar continuidade ao governo João Gomes?

Dione: Rapaz, meu plano é votar nele, mas ainda tem aí uns dias de eleições (campanha).

Assis Ramalho: Você está em cima do muro? Ainda tem alguma dúvida?

Dione:  Não é a questão de eu estar em cima do muro. Eu estou vendo a administração dele e ele está conseguindo muitas coisas para o nosso município. Mas de repente a gente pode se decepcionar...

Assis Ramalho: Responda em cima da bucha: você é situação ou oposição neste momento?

Dione: Neste momento, eu não me considero nem situação nem oposição. Eu sou o povo. Eu defendo o povo. Agora, se eu tivesse que dar um voto hoje, eu daria pra João.

Assis Ramalho: E amanhã?

Dione: Aí eu não sei. Daqui pra lá é que eu vou ver se eu vou ter decepção com esse grupo, ou não. Agora hoje, se eu tivesse que dar um voto, eu daria a ele (João Gomes), que é um prefeito que eu venho defendendo em todos os cantos. É um grupo que tem pessoas decentes. Tem um secretário que fez umas mudanças grandes, que é o secretário de Educação, que vem fazendo um excelente trabalho.

Assis Ramalho: Diga o nome dele.

Dione: Climério Tadeu. Então, é uma equipe que eu não posso deixar eles de mão de jeito nenhum.

Assis Ramalho: Pra finalizar, deixe aqui o seu perfil político.

Dione: Eu quero dizer que eu me candidatei não por simpatia política. Eu me candidatei para fazer o melhor por Jatobá. A gente foi criado aqui em Jatobá. A gente tem mais de 30 anos no município. A gente veio da agricultura, plantando horta, pescando, trabalhando na construção civil e hoje na área do comércio. Então a gente conhece de perto as dificuldades do povo.
  
Assis Ramalho: Agradeço ao presidente da Câmara de Jatobá pela entrevista. Boa sorte, e quero dizer a você e ao povo de Jatobá e região que o Blog de Assis Ramalho vai continuar mostrando as coisas que interessam ao povão. Obrigado, Dione.

Dione: Eu é que agradeço, porque é com esse trabalho que você vem fazendo, mostrando de perto o trabalho do político, já que a população precisa se envolver e participar mais. Então eu agradeço a você por essa visita que você fez aqui ao nosso gabinete, porque aí vai mostrar também um pouco do que a gente faz.
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário