sábado, maio 26, 2012

Petrolândia: Agência de Empregos CLD divulga comunicado sobre fatos ocorridos na Paranasa, em Ouro Branco-MG

Nesta sexta-feira (25), este Blog recebeu mensagem de um leitor, empregado na Paranasa, relatando que um dos empregados encaminhados à Açominas Gerdau tinha a Carteira de Trabalho "esquentada", isto é, fraudada. Na CTPS do trabalhador havia uma anotação de experiência na função de armador, em determinada empresa, mas ele nunca prestou o serviço nem exerceu a função. 
A Agência de Empregos CLD, situada na Praça da Quadra 12, em Petrolândia, divulgou, então, nota de esclarecimento sobre fatos ocorridos na empresa Paranasa (AçoMinas Gerdau), localizada na cidade de Ouro Branco (MG). Muitos trabalhadores de nossa cidade e cidades vizinhas têm ido buscar novas perspectivas de emprego e renda distante de nossa terra. A demanda por mão-de-obra qualificada é alta, para suprir vagas de carpinteiro, armador, operador de máquina e montador de andaime, entre outras. Reproduzimos a nota, abaixo:

Nota de Esclarecimento da Agência de Emprego CLD de Petrolândia

A Agência de Emprego CLD, ciente dos fatos que ocorreram na cidade de Ouro Branco (MG), para onde grande número de trabalhadores de Petrolândia e região estão se dirigindo, vem a público esclarecer que:

1. Nos serviços de agenciamento e seleção de pessoal prestados por esta empresa não é priorizada a  quantificação (maior número de pessoas), mas a qualificação (atendimento de requisitos) da mão-de-obra selecionada;

2. A CLD empresa não fornece nenhum tipo de documento aos trabalhadores, sendo toda a documentação emitida pelos órgãos competentes, sob a responsabilidade do próprio candidato à vaga de emprego;

3. A CLD conduz a pré-seleção de candidatos, com a divulgação das vagas disponíveis, porém, o processo de seleção e contratação é realizado em parceria com representante da empresa contratante (Paranasa), responsável pela análise dos documentos apresentados pelo candidato;

4.  A CLD não compactua com nenhum tipo de fraude, dolo ou má fé de candidatos às vagas de emprego, pelo contrário, condena totalmente tais práticas inidôneas e coloca-se à disposição de todos os órgãos fiscalizadores, a fim de prestar quaisquer tipos de esclarecimentos adicionais sobre o processo seletivo. 

5. A credibilidade da CLD não foi afetada pelos fatos ocorridos em Ouro Branco (MG), e isso se comprova com uma nova solicitação da Paranasa-Gerdau à nossa empresa, para preenchimento de 300 (trezentas) vagas, recebida nesta sexta-feira (25), no dia seguinte aos eventos divulgados.

6. A CLD está firme no propósito de contribuir para a melhoria das condições de emprego e renda dos trabalhadores de Petrolândia e região e continuará empenhada em prestar bons serviços à sociedade.

No ensejo, agradecemos a confiança depositada pela sociedade nesta empresa e divulgamos que temos vagas para montador de andaime e carpinteiro.

Carlenildo Gabriel - Diretor da Agência de Emprego CLD

ENTENDA O CASO 

Leia a matéria postada no Blog de Assis Ramalho, na manhã de sexta-feira (25), abaixo reproduzida:

Exclusivo: Denúncias de fraudes em registros de Carteiras de Trabalho causam prejuízo à imagem de Petrolândia (postada em 25/05/12 às 09:40)

O Blog de Assis Ramalho recebeu informações sobre assunto de grande importância para Petrolândia e cidades circunvizinhas.

De acordo com depoimento de um petrolandense, empregado da Açominas Gerdau (Paranasa) e leitor deste Blog, "o bicho pegou" nesta quinta-feira (24) na obra da cidade de Ouro Branco (MG).

Segundo o leitor, na manhã de ontem, um dos empregados oriundos da cidade de Petrolândia, cujo nome não foi divulgado, contratado na função de armador, confundiu-se na hora de entregar uma peça, pois não sabia o que era, e logo gritou que era "carteirão". Carteirão significa que o empregado teve a Carteira de Trabalho e Previdência Social "esquentada" com um falso registro de trabalho. O encarregado, então, parou a obra e comunicou o fato ao encarregado geral da Gerdau. O fichamento das carteiras de trabalho foi cancelado, tanto de quem já estava fichado quanto de quem aguardava contratação. Montadores, carpinteiros e armadores foram levados à Agência da Previdência Social de Ouro Branco (MG) para investigação das anotações nas carteiras, constatando que houve falsificação do CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais.

À tarde, funcionários foram presos, detidos na cidade de Lafaiete (MG) e a Gerdau solicitou à Polícia Federal a investigação do caso.

Muitos empregados foram dispensados e estarão voltando. Além da demissão, irão responder a processo por fraude. Alguns foram rebaixados a ajudante ou para outro cargo que tivessem em registro na CTPS.

O petrolandense que prestou essas informações ao Blog está se sentindo "humilhado e discriminado". Contratado como ajudante de serralheiro, com experiência na montagem da estrutura metálica do Mercado Público e do estacionamento da Câmara Municipal de Petrolândia, terá que optar entre a mudança no registro de trabalho para o cargo de servente ou a demissão.

Em Ouro Branco (MG), o clima entre os petrolandenses é de revolta. Sonhos e projetos não serão concretizados. A situação irregular de alguns, prejudicou a todos. Todos perderam. As reputações da cidade de Petrolândia, dos seus trabalhadores, das suas empresas e da Agência de Empregos que encaminhou, de boa fé, os empregados para a Açominas Gerdau (Paranasa), em Ouro Branco, todas manchadas pela falta de escrúpulos de algumas pessoas que insistem em usar o "jeitinho brasileiro" para tentar se dar bem. Bem, não deu.

O empregado que deu início a essa confusão recebeu ameaças de morte.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário