sexta-feira, março 27, 2015

Petrolândia: ACAMP divulga nota de esclarecimento sobre corte de energia em estação de bombeamento do Perímetro Irrigado Apolônio Sales

Nota da Associação dos Colonos Agropecuaristas do Município de Petrolândia – ACAMP sobre o desligamento de energia no Perímetro Apolônio Sales.

Fomos surpreendidos com o corte do fornecimento de energia elétrica para Estação de Bombeamento Principal – EBP do Perímetro Irrigado Apolônio Sales na última quarta-feira (25) por falta de pagamento da Chesf/Codevasf.

Lamentamos muito a falta de planejamento, comunicação e omissão da Codevasf em relação a conta em atraso que motivou o corte e outras contas já vencidas. Tal situação causou indignação em todos nós.

Nossos agradecimentos aos Deputados Federais Fernando Filho, Zeca Cavalcanti e ao Senador Fernando Bezerra por suas articulações em prol da religação. Agradecimentos especiais ao Prefeito Lourival Simões e sua equipe, além dos Vereadores Eudes e Silvio, que ao tomarem conhecimento de nosso drama, imediatamente vieram ao nosso encontro centro administrativo oferecer ajuda.

As circunstâncias e a gravidade da situação não pode em hipótese alguma servir de palco para “salvadores da pátria” que queiram de forma oportunista faturar politicamente com o drama que estamos vivendo. Não concordamos e rechaçamos qualquer atitude nessa direção.

Precisamos e, queremos mais antes, contar com força e com a contribuição de todos, no sentido de resolver os sérios problemas atuais e futuros que ameaçam a nossa sobrevivência. Nesse sentido toda ajuda é bem vinda.

Em conjunto com a Prefeitura, que é responsável pelo abastecimento humano, entramos com um Mandado de Segurança solicitando o restabelecimento imediato da energia elétrica, bem como a ordem para que se evitem futuros cortes.

Em assembleia ficou definido que uma comissão formada por dirigentes, produtores e vereadores agendará reunião com o Ministério Público para tentar salvaguardar o perímetro de eventuais futuros cortes.

É indispensável às presenças do Superintendente da Codevasf 3ª SR e do Coordenador da Chesf/ CEI para explicarem os motivos de terem deixado a Celpe suspender o fornecimento de energia da EBP, sem qualquer aviso prévio aos irrigantes, como também, para informarem quem de fato terá a responsabilidade nos pagamentos futuros das contas de energia elétrica e, se os recursos para esta finalidade estão garantidos.

Queremos também que 3ª Superintendência da Codevasf nos apresente o Plano Emergencial para captação de água do Lago de Itaparica para o Perímetro Apolônio Sales diante do previsível agravamento da crise hídrica.

Do Prefeito, Senadores, Deputados e Vereadores, queremos contar com o apoio necessário para que os Governos em suas três esferas de poder não deixem que os pequenos irrigantes sejam os mais afetados com as crises.

Petrolândia, 27 de março de 2015.

Atenciosamente,

Manoel Eloi Viana
Presidente da ACAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário