quarta-feira, abril 02, 2014

Deputado Rodrigo Novaes responde às críticas do deputado Alberto Feitosa sobre política em Petrolândia

Deputado estadual Rodrigo Novaes (Foto: Assis Ramalho)

Em mensagem enviada por e-mail à Redação do Blog de Assis Ramalho, o deputado estadual Rodrigo Novaes responde às críticas do deputado Alberto Feitosa e do vereador Eudes Fonseca. 

"Recife, 02 de abril de 2014

Prezado Assis,

Na última semana tive oportunidade de conceder entrevista ao amigo, como faço todas as vezes que vou a Petrolândia. Nela falei de nossa atuação, de nosso desejo para o futuro, agradeci o apoio dos vereadores Fabiano, Carlinhos, Noca e Zé Pezão, além do vereador Rogerinho, e critiquei, de forma respeitosa, a postura do atual prefeito.

Pois bem. Ele não veio a público, mas mandou seus asseclas rebater as críticas. Decide esconder-se e mandar vereador assinar nota de resposta, e, agora, seu deputado Alberto Feitosa lançar-me uma série de ofensas gratuitas, já que no nome dele sequer falei. Então, seguem algumas considerações que entendo úteis à população:

Sou sertanejo e conheço os problemas da minha região. Durante esses anos como deputado procurei lutar por nosso povo, e fui voz solitária na tribuna desta Casa na defesa do sertão de Itaparica. Lutei por dignidade, por respeito e benfeitorias junto ao governo do estado para o povo de Petrolândia.

De fato, está correto o deputado quando diz que não coloquei dinheiro para a prefeitura. Claro que não cometeria tamanha bobagem! O prefeito tem enorme dificuldade de administrar os recursos que já possui, com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas tenho executado recursos de minhas emendas diretamente através do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco. Para servir de exemplo, durante todo esse ano, está à disposição de pequenos agricultores trator de esteira que vem construindo barragens e barreiros na zona rural do município de Petrolândia.

Optei por dispor minhas emendas para as pessoas mais necessitadas do município. O deputado Feitosa, mesmo tendo sido votado por quatro eleições por nosso povo, não conhecendo os problemas, prefere - com toda nossa gente sofrendo a pior seca dos últimos 50 anos - gastar dinheiro promovendo campeonato aquático, com corrida de canoa e jet-ski, em completa contramão à necessidade da população.

Investir em turismo é importante. Tanto que tive a oportunidade de fazer indicação n. 2349/2011, solicitando a criação de um projeto de turismo para o lago de Itaparica. Mas o secretário Feitosa nunca sequer me respondeu. Gentileza mostrar ao povo de Petrolândia uma obra de tijolo realizada pelo deputado Feitosa, que fez parte do Poder Executivo como Secretario de Turismo do Estado, para melhorar a infraestrutura do turismo nesta cidade. Depois de quatro anos, em ano de eleição, diz que será construído um píer, com recursos federais do dep. Inocêncio Oliveira. É que ele estava preocupado cuidando de Porto de Galinhas, “do Forte das Cinco Pontas, do Complexo viário de Tamandaré, Itapissuma, Brasilia Teimosa”, como ele mesmo disse em sua entrevista.

O que fez o deputado Inocêncio Oliveira – legítimo representante do povo sertanejo - por Petrolândia, o deputado Feitosa tenta se apropriar, dizendo ser o pai das ações. Mesma coisa em relação às ações do governo do estado, que trouxe o Corpo de Bombeiros e o CREAS, citados como ações dele, o que não é verdade.

Tenho compromisso com minha região. Por ser verdadeiro, não me escondo, estou sempre junto das pessoas e de consciência tranquila pelo trabalho que desempenho em defesa do sertão. Também foi dito pelo deputado Feitosa, que a importante reunião que fizemos levando a Comissão de Agricultura da Assembleia ao projeto Icó Mandantes não teve “resultado prático”. Não sabe porque não estava lá, nem ele nem o prefeito. Mas em razão dessa audiência, que contou com a participação de vários deputados e produtores locais, a empresa Hidrossondas, que não fazia a assistência e manutenção do projeto como devia, teve seu contrato rescindido, e assumiu a empresa PLENA, o que foi uma grande conquista.

Em relação à minha posição política, apoio o pré-candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara, de quem fui gestor jurídico na Secretaria de Administração, o senador Fernando Bezerra Coelho, e acompanho o governador Eduardo Campos. Aliás, não costumo mudar de time. Acompanho o governador Eduardo Campos desde o primeiro turno da eleição de 2006, quando o prefeito Lourival Simões ainda votava em seu adversário, Mendonça Filho.

Em Petrolândia, o grupo de vereadores que me acompanha vota em Armando Monteiro e em Zeca Cavalcanti, e divergem de mim por circunstâncias locais. Por isso fui acusado de ter posição dúbia. Situação igual vive o Deputado Feitosa no município de Igarassu, onde tem parceria com o deputado Jorge Corte Real, e é apoiado pelo prefeito Mário Ricardo, ambos do PTB e que votam em Armando Monteiro. Por esse motivo ele tem posição dúbia?

Destaco que não apoiei o Deputado Federal Jorge Corte Real em Petrolândia, apoiei-o em Floresta. Em Petrolândia, nosso grupo politico acompanhou o deputado Fernando Filho, que hoje, inclusive, é apoiado pelo prefeito. Confunde-se o deputado Feitosa.

Mas a maior injustiça e mentira é dizer que queria que fosse diminuído o ICMS de Petrolândia. Minha luta sempre foi para que continue como está, com repasse equilibrado entre os municípios de Itaparica. Mas o prefeito poderia ter lutado para que fosse tudo para Petrolândia, e aceitou a ideia do governador, ao lado dos prefeitos da região, e todos os municípios mantiveram o recebimento do recuso com algum aumento. Acabou por defender a minha posição. Porque ele não brigou com o governador e abriu mão do ICMS que entendia lhe ser devido? Acompanhei a posição estabelecida pelo governo e pelo prefeito, e votei a favor quando da tramitação do projeto na Assembleia.

Tenho a verdade do meu lado. Teremos toda a campanha para discutirmos todos esses assuntos, e mais os que forem de interesse da população. Sou sertanejo de corpo e alma. Tenho enorme zelo pela função que cumpro, e faço com coragem e extrema dedicação. Injúrias nunca me amedrontaram. Paciente e com toda humildade sigo adiante. Devo confessar, porém, a dificuldade de ouvir de deputados da praia, que não conhecem a diferença entre o xique-xique e o mandacaru; nunca tomaram água de cacimba, nem banho de açude, falar em compromisso com a região. Gente que conhece somente a água salgada do mar.

Representar um povo, uma região, exige conhecer os problemas, ouvir a população, envolver-se com a comunidade e articular as mudanças necessárias. O deputado Feitosa foi bom secretário de turismo, e é um bom colega. A culpa não é do deputado, que precisa buscar o voto, mas de quem o leva para ser votado em nosso sertão.

Por fim, registro que essa é a única nota que apresento à imprensa. Ora em diante ouvirei as ofensas calado. Vamos continuar o trabalho que estamos realizando, defendendo as boas causas, e levando solidariedade a quem precisa. Registro meu respeito a toda população de Petrolândia, a todos os funcionários da prefeitura, e lideranças políticas.

Todos com Deus.

Rodrigo Novaes
Deputado Estadual – PSD/PE"

Notícias relacionadas:

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações Deputado Estadual Rodrigo Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário