09 outubro 2026

Quem são as vítimas de acidente com avião da PM no interior de Minas Gerais


Tenente-coronel Luis Fernando Silvestre, tenente Alice dos Santos Almeida e tenente Gabriela Emília Soares Resende são as vítimas do acidente com o avião da PMMG no Vale do Aço — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um avião da Polícia Militar de Minas Gerais caiu em Santana do Paraíso, na Região do Vale do Aço, na tarde desta sexta-feira (9). Três integrantes da corporação morreram no acidente, segundo o coronel Flávio Santiago, diretor de comunicação organizacional da PM.

A tripulação fazia um voo de recheque na aeronave Pégasus 17, um bimotor modelo Beechcraft Super King Air 300, prefixo PP-EJO. As vítimas foram identificadas como:

* Luis Fernando Silvestre, tenente-coronel da PMMG;

* Alice dos Santos Almeida, tenente da PMMG;

* Gabriela Emília Soares Resende, tenente da PMMG.

De acordo com a corporação, o acidente ocorreu nas proximidades do Aeroporto Regional do Vale do Aço. A instituição lamentou a morte dos militares.

"No primeiro momento, segue a lamentação e a consternação de toda a Polícia Militar pelo falecimento de três combatentes desses asas indomáveis da nossa corporação", disse o coronel Flávio Santiago.

Quem são as vítimas

Conforme o coronel Flávio Santiago, o tenente-coronel Silvestre, que pilotava a aeronave no momento do acidente, tinha mais de cinco mil horas de voo e era o instrutor mais capacitado da corporação.

O militar comandava o esquadrão de aviões do Comando de Aviação do Estado (Comave) e estava na polícia há mais de duas décadas. Natural de Belo Horizonte, ele tinha 49 anos e deixou a esposa e três filhos.

Também natural de BH, a tenente Gabriela Emília acumulava, em média, 300 horas de voo. Ela foi a primeira mulher na PMMG habilitada a pilotar aeronaves de asa fixa, em 2023.

Emília ingressou na corporação em 2017 e foi declarada oficial em 2019. Atuou como comandante de setor no 34º Batalhão e no Comando Tático Móvel, no 41º Batalhão, em Belo Horizonte, antes de se tornar pilota no Comave. A policial havia retornado da licença-maternidade recentemente. Aos 35 anos, ela deixou o marido e dois filhos pequenos.

A tenente Alice Almeida nasceu em Caratinga, na Região do Rio Doce, e tinha 34 anos. Era pilota e atuava na manutenção de aeronaves da PM. Segundo a corporação, ela também acumulava cerca de 300 horas de voo.

"A nossa corporação está em luto. Perdemos três asas indomáveis, pessoas que faziam um trabalho importantíssimo", lamentou Santiago.

O avião da PMMG que caiu em Santana do Paraíso decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, por volta das 15h15.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado perto das 16h20 para atender a ocorrência, na altura do km 43 da BR-458. Duas equipes foram deslocadas para o local.

Vídeos gravados por pessoas que estavam nos arredores mostram uma grande coluna de fumaça preta após a queda (veja acima).

Mais cedo, um monomotor de pequeno porte que também decolou da Pampulha sofreu uma queda e pegou fogo próximo à Estação São Gabriel, na Região Nordeste da capital mineira; o piloto foi carbonizado pelas chamas.

Por Leonardo Milagres, Rafaela Mansur — g1 Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.