segunda-feira, maio 23, 2022

BNB participa de reunião com equipe do IBGE e Secretaria Municipal de Agricultura de Belém do São Francisco – PE





O Banco do Nordeste participou no dia 17/05 (terça-feira), na Secretaria Municipal de Agricultura, de reunião com o chefe da agência do IBGE de Salgueiro-PE, Francisco Esmeraldo Nunes Januário e o Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE, Alef Édelbra Rodrigues, com o objetivo de coleta de dados das produções agrícolas LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – 2022.

O representante do IBGE, Francisco Esmeraldo, fez um debate dos principais produtos agrícolas cultivados no município, destacando a quantidade de áreas por hectares plantadas e colhidas, cultivos temporário e permanente em áreas de sequeiros e irrigadas. Na área de sequeiro os principais produtos que se destacam: Feijão (em grão) 250/ha, Milho (em grão) 410ha e Palma Forrageira 220ha. Na área Irrigada os principais produtos que se destacam: Manga 6.000ha, Maracujá 580ha, Banana 250ha, Goiaba 220ha, Melão 200ha, Cebola 200ha e Coco 106ha. A ampliação das áreas cultivadas da Manga pelos produtores rurais, ocorre devido à crescente demanda pelo produto no mercado interno e demanda para exportação pela AGRODAN, maior exportadora de Manga do Brasil com sede no município.

O evento contou com as presenças do Secretário de Agricultura, Batista Cícero, Diretor de Agricultura, Laércio Dunes, representante do Escritório do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, José Eudes Ubaldo Nunes, representante do Banco do Nordeste, Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, do coordenador do Polo Itaparica da Rota de Integração Nacional do Cordeiro - MDR, Edmundo Gomes, além de representantes e presidentes de 8(oito) Associações de produtores rurais.

O Secretário de Agricultura, Dr. Batista Cícero, ressaltou que a Secretaria de Agricultura, está à disposição do Banco do Nordeste com sua equipe técnica para realizar as ações no campo, reuniões e visitas nas associações e assentamentos rurais.

“O Banco do Nordeste, é o principal agente financeiro do Governo Federal da região, que atua no setor rural através do Pronaf, apoiando o segmento da agricultura familiar e as principais atividades econômicas produtivas no município de Belém do São Francisco”. Concluiu Batista.

O Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, informou que o Banco do Nordeste, através do Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial, está planejando um novo Plano de Ação Territorial para impulsionar a Fruticultura Irrigada no Polo do Sertão de Itaparica, que os detalhes da estratégia serão apresentados no dia 27/05, na reunião do Comitê Gestor, na sede do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Belém.

 
Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB e Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário