quinta-feira, janeiro 06, 2022

Coluna FalaPE – Fabiano Marques completa um ano de uma gestão transformadora em Petrolândia



Como bem disse o narrador de um vídeo institucional da Prefeitura de Petrolândia, o “dia 1º de janeiro de 2021 iniciou um novo capítulo na história da cidade”. Trata-se da gestão do conhecimento prefeito Fabiano Marques e do vice, Rogério Novaes.

A pandemia estava todo vapor, por isso a administração começou arrumando a casa e colocando os serviços básicos para funcionar. Iniciaram estruturando a saúde, contratando mais de dez médicos especialistas, dentistas, enfermeiros e demais profissionais colocando os atendimentos nos PSFs para funcionar, além de consultas e exames esperando na fila de espera.

A prefeitura montou uma força-tarefa para recuperar vários veículos encontrados em estado precário, como ambulâncias, carros de coleta de lixo, maquinário e outros. Sim, em apenas alguns dias todos esses veículos já estavam prontos para uso, o que faltava mesmo é a força e coragem para trabalhar pelo nosso povo. Também foi organizado o hospital Municipal.

Logo no início, um problema antigo na emergência foi resolvido com a implantação da triagem e organização por riscos e cada paciente com médicos e equipe. Passados alguns dias, o verde começou a aparecer em nossas praças graças a nossa equipe de serviços urbanos resolveu abastecimento de água para irrigação de gramas dos principais pontos da cidade.

O Turismo de Petrolândia começou a evoluir ainda no primeiro trimestre, estruturando nosso potencial em diversos blogs da região. A prefeitura implantou serviço médico, enfermagem, fisioterapeutico nas PSFs, além do mutirão de saúde das equipes de desenvolvimento social nas comunidades. As entradas e acessar às vilas foram recuperadas mais de quatro vezes em um único ano.

A população que não podia ir aos postos de saúde de manhã, agora contará com atendimento noturno. A força do deputado federal Silvio Costa Filho e do deputado estadual Rodrigo Novaes trouxeram benefícios como entrega de ambulância e tratores, construção de praças e escolas… em poucos meses de gestão entregamos uma viatura nova para Guarda Civil de Petrolândia. A orla ganhou um cuidado especial com a limpeza da Prainha, retirada das baronesas e organização dos banhistas. E não para por aí, foi dada a ordem de serviço para construção de uma ciclovia, sonho antigo que com 1 ano de gestão está sendo realizado

O SAMU, também sonho antigo, foi entregue no primeiro ano de gestão do prefeito Fabiano Marques. Podemos gravar 2021 com certeza foi o marco para o desenvolvimento Petrolândia. Os alunos da rede municipal receberam kit merenda escolar e kit para volta às aulas ainda nesse ano de 2021. O prefeito anunciou o grande sonho de Petrolândia, a agência da Caixa Econômica Federal, em breve estará disponível para toda a população. São essas e tantas outras ações que fazem a grade liderança que é Fábia Marques

O povo quer saber: Fabiano é o melhor prefeito do Sertão de Itaparica?

Por FalaPE

Notícia relacionada, confira abaixo
Prefeito de Petrolândia Fabiano Marques e vice Rogério Novaes são entrevistados ao vivo, com intensa participação de ouvintes, na Web Rádio Petrolândia

Na manhã desta sexta-feira (24/12), véspera de Natal, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques (Republicanos), e o vice-prefeito Rogério Gomes de Sá (Rogério Novaes, do PSD) concederam entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia. Durante mais de duas horas, foram discutidos assuntos relativos a Petrolândia e região, com participação de ouvintes pela Web Rádio Petrolândia.

No início da entrevista, pedimos para Rogério comentar os rumores, surgidos após a posse, de que a união entre ele e Fabiano não iriam durar 3 meses e sobre os sucessivos boatos de "racha" entre o titular e o vice.

"Todo mundo tem seu jeito de ser e Petrolândia já me conhece, e sabe que eu vou pra cima mesmo, para resolver as coisas. Existem as insatisfações, mas em qualquer relacionamento existe. Então o 'casamento' do prefeito com o vice é mais ou menos assim. Vai ter sempre uma insatisfação, mas a gente conversa, a gente discute e chega um ponto em que a gente sempre pensa que o melhor é olhar por Petrolândia. A gente está muito empolgado e foi o que aconteceu e acontece. Eu acredito que uma das coisas que mais podem acontecer é que todos os vice-prefeitos, às vezes, são esquecidos, e sempre disse que iria ser um vice-prefeito atuante. A vontade de Fabiano não é mais que a minha não e é por isso que a gente se completa. Eu tenho certeza que ainda vai haver muitas discussões, que ainda vai haver muitas especulações de que a gente vai se apartar, mas é o que eu digo: Eu tenho muita fé em Deus que Fabiano vai me entender e eu vou entender Fabiano, para Petrolândia sair de onde estava. A vontade é grande. Então, a gente ainda vai ouvir muitos boatos de que a gente está partido, um para o lado e outro para o outro, mas eu tenho certeza que a gente vai sempre pensar primeiramente Petrolândia, para depois pensar no resto", afirmou Rogério.

"Com certeza! Eu costumo dizer que até em um casamento existe divórcio, mas é como Rogério falou, pode haver, pode não haver. Agora, com certeza, vamos sempre pensar primeiramente no povo de Petrolândia", concordou Fabiano.

A entrevista teve intensa participação de ouvintes da Web Rádio Petrolândia

Entre outros assuntos, entre os destaques da conversa descontraída com Fabiano e Rogério estão perguntas sobre a posse de candidatos aprovados e não convocados no concurso da Guarda Municipal, realização de novos concursos públicos, esclarecimento sobre a possibilidade de demissões de concursados, especulado em governo passado. Sobre novos concursos, o prefeito disse ficar triste ao ver que a maioria das vagas de seleções de pessoal vão para moradores de outras cidades, enquanto petrolandenses perdem empregos. Também disse que, infelizmente, não vai ser possível a realização de concurso público nos próximos três anos.
Ao longo da conversa, foram esclarecidas também as condições para instalação de uma agência da Caixa em Petrolândia, cujo local mais adequado aceito pela instituição federal, entre todos os pontos oferecidos pela Prefeitura, é onde funciona a Biblioteca Municipal. Segundo Fabiano, há espaço suficiente para acomodar a agência e a biblioteca junto ao Centro Cultural, visto que existe área para ampliar o prédio. O gestor afirmou está confiante de que a inauguração da Caixa pode acontecer por volta do mês de setembro do próximo ano.

Em resposta a ouvinte, o gestor comentou o uso do Centro Comercial (Mercado Público). Em resposta a elogios de ouvinte da Web Rádio Petrolândia sobre o plantio e aguação de árvores plantadas na Avenida Manoel Borba, Fabiano falou sobre a alta dívida que a Prefeitura negociou com a Compesa.

O prefeito e o vice, unidos para demonstrar a sintonia na administração da cidade, responderam a questionamentos e ouviram elogios e críticas enviados pelos ouvintes. Durante a entrevista, o prefeito também recebeu pedidos de obras e serviços em várias comunidades. Com muita segurança, os entrevistados responderam todas as perguntas.

Fabiano ainda destacou a atuação do deputado federal Sílvio Costa Filho que, segundo ele, tem destinado grande volume de recursos ao município, via emendas parlamentares, sem ter recebido nenhum voto ainda das urnas locais. O prefeito ressaltou que torce para o aliado concorrer à vaga do Senado Federal na próxima eleição.

Fabiano e Rogério elogiaram ainda a atuação do aliado de longa data, deputado estadual Rodrigo Novaes, atual Secretário Estadual de Turismo e Lazer de Pernambuco, parlamentar licenciado, mas que continua empenhado em destinar recursos à cidade.

No encerramento da entrevista, Fabiano relatou algumas ações realizadas no primeiro ano de governo em todas as áreas e ainda respondeu a questionamento sobre como ele acha que estaria hoje a cidade de Petrolândia se a chapa Fabiano e Rogério tivesse sido eleita em 2016, quando 50 votos os separou da Prefeitura. '' Estaria em outra patamar'', disse

O prefeito também fez rasgados elogios aos secretários municipais da prefeitura, e exaltou os vereadores da base de seu governo.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.


Pela primeira vez, uma entrevista foi transmitida na íntegra, simultaneamente, pela Web Rádio Petrolândia e através do YouTube, no canal Blog de Assis Ramalho.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier e Reprodução YouTube Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário