quarta-feira, setembro 01, 2021

Petrolândia: Flores, amor e metafísica: Artigo de Fernando Batista

Há uma calçada na rua em que passo todos os dias. Nela tenho observado diuturnamente o florescer. São rosas , bromélias e girassóis. 

O jardineiro está lá todas as manhas tal qual sentinela cumprindo o ofício do cuidado. Logo me vem a idéia da sabedoria em semear, cuidar, plantar e colher.

Reparo bem: nãohá conflito nas rosas, nem angústia nas bromélias,  nem cansaço nos girassóis. Todos cumprem o destino certo de florescer cada qual a seu tempo e, quando é chegada a hora, se despedem do viço da vida.

Quando amei, gostei de oferecer flores. A orquídea, minha predileta. Imponente. Traduzia simplicidade e, ao mesmo tempo, .onipotência .

Não há nas orquídeas desperdício de forças. Tudo concorre para a contemplação daquele instante . Não querem outra coisa senão a necessidade de cada olhar. Seja na doação de amor , seja no gesto fúnebre.  Elas expõem oq as palavras ñ sabem dizer.

Acredito haver uma conexao possível ente o jardim e nós.  Talvez sobre os canteiros inacabados de nossa alma. Talvez sobre cultivos e cuidados, sobre regar.....

Se bem regada, não há porque discursos. A beleza basta.

É contemplação, reflexão, arrebatamento.  As rosas e seus espinhos, os girassóis e seus movimentos. O jardim e eu. Itinerário de Poda e crescimento 

Ocupe -se com o seu jardim. Ele te espera. Flores, odores, espinhos. As sementes cumprem a sina. A matéria prima da flor é semente.  A matéria prima da reflexão é a vida.  FLOREIE...

Artigo de Fernando Batista 

3 comentários: