quarta-feira, agosto 11, 2021

Petrolândia de luto: Morre o senhor Gilberto de Menezes, em Maceió

Reprodução Facebook Luzicleide Silva


No dia 11 de dezembro de 2020, esse blogueiro/radialista - ex-aluno do mestre -  teve a honra de receber visita de uma lenda  de Petrolândia, o professor Gilberto de Menezes. Seu Gilberto, como carinhosamente sempre foi chamado, recentemente celebrou seus 92 anos de idade. Relembre abaixo a matéria


Petrolândia: Agradecimento de Assis Ramalho pela honrosa visita do mestre Gilberto de Menezes ''lenda viva de Petrolândia''


Nesta sexta-feira, 11 de dezembro de 2020, esse blogueiro/radialista teve a honra de receber visita de uma lenda viva de Petrolândia, o professor Gilberto de Menezes. Seu Gilberto, como carinhosamente sempre foi chamado, recentemente celebrou seus 92 anos de idade.

Aproveitamos a oportunidade para externar nossos agradecimentos ao 'mestre' por sua visita, e agradecer pelo muito que fez por Petrolândia. Seu Gilberto, que no momento da visita estava acompanhado de parentes, atualmente mora em Maceió-AL.


Na velha Petrolândia, ele foi comerciante, professor de História e contador das principais empresas comerciais da cidade. Já na nova Petrolândia, em 2014, o também historiador e escritor lançou o livro 'De Jatobá a Petrolândia Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo'.


No início deste ano, o IGHP- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, por meio da presidenta Paula Francinete Rubens de Menezes, concedeu ao mestre Gilberto de Menezeso o título de Sócio Honorário.

O título "honorário" é um atributo particular, uma honraria destinada à pessoas que, sem interesse material ou pecuniário, prestou ou presta relevantes serviços à sociedade ou a quaisquer seguimentos dela oriundo, seja social, artístico, cultural, público ou privado.

Em virtude disso, e por sua contribuição e bons préstimos através de seus escritos históricos compilados em livro, o IGHP- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, movido pelo sentimento nobre de gratidão e reconhecimento, com muita honra e satisfação, outorgou o título de Sócio Honorário ao cidadão Gilberto de Menezes.



SAIBA MAIS SOBRE O 'MESTRE' GILBERTO DE MENEZES

O professor Gilberto de Menezes, como é mais conhecido, é um notável escritor, bacharel em Direito, contador juramentado, o primeiro contabilista das empresas da cidade, também foi proprietário das CASAS DOS GAROTOS. É Assistente Social, e foi professor de história, Latim, Português, Matemática, Francês, Contabilidade, OSPB e Direito comercial. Atuou em várias escolas aqui no município e por diversas vezes assumiu a Direção do Ginásio Municipal, [hoje Escola de Referência em Ensino Médio Jatobá], Colégio Comercial São Francisco e Colégio Normal municipal.

Nasceu nas Alagoas, em 11 de janeiro de 1929, mais precisamente na Vila de Pedra, hoje Delmiro Gouveia. Veio para Pernambuco quando tinha pouco mais ou menos 6 anos de idade. É filho do também escritor (biógrafo de Delmiro Gouveia) e jornalista Hildebrando Menezes e neto do coronel Aureliano Gomes de Menezes, " Pai Lero ".

Gilberto de Menezes é um notável escritor, detentor de profundo conhecimento acerca de acontecimentos e fatos históricos da cidade de Petrolândia e região. Quando escreveu o livro intitulado: " De Jatobá a Petrolândia, - três nomes, uma cidade, um povo; já era um octogenário. Hoje já ultrapassou a quadra dos 90, com muita lucidez e memória privilegiada. Atualmente mora em Maceió.


Agradecimento de Assis Ramalho pela honrosa visita do mestre Gilberto de Menezes ''lenda viva da históris de Petrolândia'' Confira fotos abaixo






Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: IGHP


2 comentários:

  1. Meu primo muito amado, quando criança ele me levava a casa dos garotos para escolher o presente de aniversário , ia a casa da minha mãe, Raimunda, comer os doces que ela fazia,saudades.

    ResponderExcluir
  2. Vai com Deus, meu querido professor e amigo, Gilberto Menezes. Boas lembranças e minha gratidão. 🙏🏼😔Saudades. Acácia Delamare

    ResponderExcluir