sábado, maio 29, 2021

Petrolândia: Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo do Brasil, é inaugurada na cidade

 



Fotos: Assis Ramalho/BlogAR
A Loja Magazine Luiza em Petrolândia tem a gerência de Rosivaldo Santos


Trazendo ofertas especialmente para você, Magazine Luiza chegou em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, e foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27/05). O Magazine Luiza, que possui mais de mil lojas no Brasil, fica situada na Avenida Manoel Borba, centro de Petrolândia.

Na Loja Magazine Luiza o cliente tem acesso a milhares de produtos comercializados, que vão desde eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos de pequeno e grande porte, móveis, fraldas, produtos de limpeza etc. Além disso, a Magazine Luiza oferece ao cliente o CARTÃO LUIZA, CONSÓRCIO MAGALU, CAIXA RÁPIDO, entre outras inúmeras vantagens.

A poderosa rede Magazine Luiza começou com uma pequena loja de presentes inaugurada na cidade de Franca no interior de São Paulo, tornando-se uma das maiores redes de varejo do Brasil. Conheça abaixo desta reportágem a sua história.

A Loja Magazine Luiza em Petrolândia tem a gerência de Rosivaldo Santos.

Veja abaixo mais fotos da inauguração 





Rosivaldo Santos, gerente da Magazine Luiza em Petrolândia

















Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Magazine Luiza: a marca com o DNA na inovação.

Conheça sua história!

A poderosa rede Magazine Luiza começou com uma pequena loja de presentes inaugurada na cidade de Franca no interior de São Paulo, tornando-se uma das maiores redes de varejo do Brasil.

Em tempos difíceis, é bastante natural as pessoas optarem pelo empreendedorismo na hora de sair do vermelho. A iniciativa contribui para o crescimento pessoal de quem o faz e também para a economia do país. Nesse cenário, é bastante comum as pessoas buscarem algum tipo de referência ou modelo a ser seguido, não é mesmo?

Acredito que todos são capazes de transformar um sonho em uma empresa.”

Luiza Helena Trajano

O começo do Magazine Luiza

A história de Magazine Luíza teve início, em 1957, com o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, tios da atual gestora, Luiza Helena Trajano. Tudo começou quando Dona Luíza, que sempre trabalhou com vendas e era uma das melhores vendedoras em seu emprego, comprou a loja de presentes “Cristaleira”, em Franca.

Inicialmente o intuito era criar uma rede de lojas, a fim de empregar os familiares do casal. O modelo deu tão certo que, em 20 anos, a loja já possuía cerca de 30 filiais. O nome Magazine Luiza veio anos depois por meio de um concurso cultural na rádio da cidade para escolher o nome da loja.

Luiza Helena, que há mais de 25 anos é presidente da rede, começou a trabalhar na loja aos 12 anos como balconista e descobriu ali sua paixão por vendas. “Comecei a trabalhar porque adorava dar presentes e minha mãe disse que eu precisava ganhar dinheiro para poder presentear as pessoas”, relembra. Filha e sobrinha única de uma família vendedores, Luíza acredita que o gosto por vender está em seu DNA. E quem ousaria duvidar?

Expansão degrau por degrau

E foi com muita vontade de aprender, amor pelas pessoas e gosto por inovação que a empresa foi crescendo. Ano após ano expandindo. Inicialmente pelo interior de São Paulo, depois partiu para a cidade de Belo Horizonte e, pouco a pouco, foi conquistando todo o Brasil. Hoje já são mais de 760 lojas em todo país.

Para os empreendedores que buscam em quem se espelhar, a trajetória da rede é um excelente exemplo. Para as mulheres um tanto mais que espelho, uma verdadeira inspiração. Luiza garante que foi criada com autoestima. Segundo ela, sua mãe sempre lhe disse que ela conseguiria e isso foi fundamental em sua trajetória.

“Quando a gente tem uma boa ideia na cabeça, é preciso acreditar que vai dar certo. A confiança e a criatividade caminham juntas.”diz Luiza Helena Trajano

Foi na década de 90, mais precisamente em 1991, que Luíza assumiu de fato a linha de frente. E foi aí que a Magazine Luiza, que já vinha em grande crescimento e expansão, deslanchou de vez. Nesta época Luíza decidiu informatizar as lojas e investir nas pessoas. E foi o que fez com maestria.

Uma das primeiras medidas adotadas foi a criação da holding LTD, a fim de alojar todos os acionistas que eram pertencentes à família e acelerar a expansão da marca. Em 1999 foi implantada a primeira loja virtual que posicionou a Magazine Luiza como um dos principais representantes do e-commerce no Brasil.

Hoje a empresa pode considerar-se referência no mercado de e-commerce no Brasil. Conta com mais de cinco mil produtos no seu catálogo, um banco de imagens próprio e é a única varejista do país a possuir um vendedor virtual.

“Mais difícil do que montar uma empresa é muda-la de ciclo. Tenho uma frase na minha sala que diz: “comece fazendo o necessário, depois o possível e de repente você estará fazendo o impossível”.

Luiza Helena Trajano


Para Luiza o que diferencia uma empresa da outra é a forma como ela interage com seu público tanto clientes como funcionários. Para ela é preciso ter paixão pelo que se faz, ter equipe motivada e saber interagir com o cliente. Esta é sua receita de sucesso. Clientes e funcionários precisam ser ouvidos, bem atendidos e estarem satisfeitos com a empresa, e disso Luíza nunca abriu mão.

Além disso, a empresa fortalece cada vez mais a comunicação, tanto interna quanto externa, por meio da TV Luíza, a rádio, o portal e as redes sociais, estando presente em todas as formas de se comunicar e interagir com seus clientes.

E a comunicação não é somente em assuntos pertinentes ao negócio! Luiza mantém o “Mundo Digital”, um projeto nas suas redes sociais em que ela entrevista convidados e dá dicas valiosas de como fazer empreendedorismo no Brasil.

A CEO do Magazine Luiza também é idealizadora do projeto “Mulheres do Brasil”, que tem como objetivo principal auxiliar no crescimento do país. Oferece suporte para mulheres no empreendedorismo (com foco em pequenas empresas), no combate a violência contra a mulher, na educação e na saúde.

Inovação é o sobrenome do Magazine Luiza

No período em que esteve à frente das decisões, Luiza Trajano, sempre apostou na ousadia e coragem. Por isso investiu com sucesso em grandes e surpreendentes promoções. O “Só Amanhã”, é um modelo criado pelo Magazine Luiza e utilizado por inúmeras lojas do setor, atualmente. O objetivo é a venda de alguns produtos, num preço bem abaixo do mercado, mas só naquele dia determinado.

A “Liquidação Fantástica”, outra inovação que surpreendeu o varejo brasileiro, se tornou também uma marca registrada. Trata-se de um saldão realizado nos primeiros dias de janeiro. Nesse dia, todos os produtos podem receber um desconto de até 70%. Mas, para dificultar, os clientes só podem comprar o que conseguem carregar.

Funcionários satisfeitos

Os esforços de Luiza Trajano, iniciados desde 1991, deram seus primeiros frutos em 1998. Nessa época, a rede entrou na lista das melhores empresas para trabalhar. E em cinco anos após ser colocada no ranking, passou para o topo da lista em primeiro lugar. *

E foi em 2003, que a rede Magazine Luiza passou a expandir a passos mais largos. Inicialmente, comprou a rede de lojas Líder e a rede Wendel, ambas no interior de São Paulo. Nos anos seguintes entre aquisições e inaugurações de novas unidades, a empresa se consolidou como uma das principais do segmento. Hoje soma mais de 760 lojas em todo território nacional e fortalece cada vez mais a sua presença no mundo virtual.

A preocupação com as funcionárias da rede também contribui para essa satisfação. Luiza fez questão de criar um disk-denúncia, a fim de auxiliar as trabalhadoras da rede a denunciar caso tenham sido vítimas de violência doméstica.

Caso de estudo em Harvard

Por sua ousadia e inovação, em 2005, o Magazine Luiza se tornou um case de sucesso. Sua história foi estudada por alunos da Universidade de Harvard, nos EUA, uma das mais conceituadas escolas de ensino superior do mundo. Atributos como agilidade nas decisões, liderança pujante, fidelidade dos funcionários e manutenção dos valores da empresa são destacados pelos norte-americanos como diferenciais da rede.

“Nossa empresa sempre teve um propósito muito sério de ajudar a economia, ajudar o desenvolvimento do país.” Luiza Helena Trajano

Pela história construída, é difícil discordar que a Magazine Luiza está alcançando esse propósito. O que você acha, leitor?

Com uma trajetória tão inspiradora, abrir um negócio pode até parecer mais próximo, não é mesmo? Para te ajudar, confira 9 dicas indispensáveis para abrir uma empresa.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Impresas Cooperativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário