terça-feira, abril 20, 2021

Petrolândia é inspiração do projeto “Mãos que Fazem com Sustentabilidade”, contemplado pela Lei Aldir Blanc



O projeto “Mãos que Fazem com Sustentabilidade” contemplado pela Lei Aldir Blanc N° 14.017/2020 no edital Criação, Fruição, Difusão, Formação e Pesquisa - LAB - Petrolândia-PE, trata-se de uma oficina 100% gratuita, apresentada de forma virtual, por meio de vídeoaulas, no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCVz3cyChPLeu3Dxwa6YD8NA.

A execução do projeto iniciou-se no dia 8 de março, com a gravação e divulgação de fotos das peças a serem confeccionadas. A partir de 10 de março foram ao ar, sequencialmente, três vídeos do passo-a-passo de como customizar um porta moedas, uma bolsa e uma camiseta, inspirados nos principais pontos turísticos de nosso município "Petrolândia-PE", com o intuito de mostrar que é possível sim, produzir um artesanato belo, de alta qualidade e ainda exaltar as belezas de nossa cidade, de forma simples e sustentável, utilizando poucos recursos e muita criatividade!

Esse belo projeto foi executado em equipe, pelas artesãs Marciarella de Fátima, Sandra de Souza e Paula Rejane, respeitando o distanciamento social e todas as exigências sanitárias vigentes.

Em contrapartida do projeto junto a sociedade foram confeccionadas 100 máscaras de proteção e distribuídas a grupos vulneráveis, e para fomentação, incentivo e reconhecimento do artesanato local foram doados 10% do valor total do projeto à Associação Café com Arte.

Foram confeccionadas, ao todo, 15 peças artesanais, sendo 5 camisetas, 5 bolsas e 5 porta moedas, das quais formamos 5 kits, dos quais três kits foram sorteados para divulgação e apreciação das peças, 1 kit está em exposição na Associação Café com Arte e o último kit ficará exposto no acervo da Secretaria de Cultura desse município, os vídeos e as fotos servem de inspiração para mais iniciativas do artesanato local, e até mesmo de incentivo a produção das peças para geração de renda e difusão do turismo local.

A conclusão do projeto se deu no dia do artesão - 19 de março – com um sorteio ao vivo pelo Instagram da proponente @atelie.re.veste e pelo aplicativo ¨sorteiogram¨ , onde foram sorteados três lindos kits artesanais compostos cada um com 3 peças confeccionadas nas vídeo aulas do projeto "Mãos que fazem com sustentabilidade" as quais foram: uma camiseta com a silhueta da igreja submersa Sagrado Coração de Jesus, uma bolsa com a silhueta do São Francisco do Mirante da Serrota e um porta-moedas com a palmeira imperial da orla de Petrolândia-PE.

A artesã proponente do projeto, Paula Rejane destacou a importância da valorização do incentivo da lei Aldir Blanc para a difusão do conhecimento e valorização do artesanato do município e ainda o enaltecimento dos pontos turísticos locais, a mesma agradeceu a secretaria de cultura e gestão municipal pelo incentivo e adesão ao edital.

Informações e fotos: Ateliê Re.Veste/Projeto “Mãos que Fazem com Sustentabilidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário