terça-feira, janeiro 05, 2021

[DEMITIDO DA POLÍCIA CIVIL] Governo de Pernambuco demite Áureo Cisneiros ex-presidente do Sinpol

 
Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, em entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia.- Foto/arquivo/BlogAR


O Governo de Pernambuco demitiu o ex-presidente e atual diretor de comunicação e imprensa do sindicato dos policiais civis de Pernambuco (Simpol), Áureo Cisneiros. Segundo ato publicado no Diário Oficial de hoje, o Estado considerou um Processo Administrativo Disciplinar aberto contra Áureo no ano de 2017 para demissão, que está respaldada no Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Lei nº 6.425/1972), que no inciso XI do seu artigo 49º considera que a pena de demissão pode ser aplicada no caso de "contumácia na prática de transgressões disciplinares, qualquer que seja a sua natureza".

Notícia relacionada
>> Delegacias do interior de PE estão abandonadas pelo poder público, diz presidente do Sinpol-PE em entrevista a Assis Ramalho

Por meio de nota, Áureo Cisneiros classificou a demissão como "arbitrária" e afirmou que ela ocorreu por conta do seu exercício da atividade sindical. "A luta por direitos trabalhistas nunca foi fácil. Mas nunca imaginei ser demitido por exercer atividade sindical. Hoje o Diário Oficial publica minha demissão por denunciar, enquanto presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o descaso do Governo de Pernambuco com a Polícia Civil e segurança pública de uma forma geral", disse.

O Sinpol divulgou nota prestando solidariedade a Áureo. Segundo o sindicato, a demissão é um "atentado contra toda a classe trabalhadora, o movimento sindical e a Polícia Civil de Pernambuco e demonstra a "perseguição política" sofrida por ele há anos "pela sua atuação contundente enquanto sindicalista, sempre na defesa dos direitos da nossa categoria, quando em sua gestão conseguiu a maior conquista salarial da história da Polícia Civil em Pernambuco". Confira na íntegra abaixo:

“O SINPOL-PE vem a público repudiar veementemente os excessos que o Governo do Estado tem demostrado. Em um ato administrativo, julgaram pela demissão do companheiro Áureo Cisneiros da Instituição da Polícia Civil de Pernambuco, publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, dia 05/01/2020. Em plena Pandemia mundial, crise econômica e moral nacional, e afastamento da presidência do Sindicato.

Queremos destacar que essa atitude só demonstra a perseguição política que o companheiro Áureo Cisneiros vem sofrendo há anos, pela sua atuação contundente enquanto sindicalista, sempre na defesa dos bens e direitos da nossa categoria e instituição, quando em sua gestão, conseguiu a maior conquista salarial da história da Polícia Civil em Pernambuco.

Desde o início de sua atuação sindical, o governo ameaçava criar punição e demissão de maneira muito sórdida, antidemocrática e anti-sindical, apresentando procedimentos administrativos para ocupar os servidores atuantes. Com abusos, inclusive prejudicando suas folgas, e sabendo que todos os processos que geraram contra Áureo se baseavam por sua atuação em defesa dos policiais civis e da sociedade civil.

O SINPOL-PE considera esse tipo de postura administrativa, um atentado contra toda a sociedade brasileira, classe trabalhadora em seu movimento sindical e associativo e a Polícia Civil de Pernambuco como órgão de Estado para busca da justiça e da verdade.

O SINPOL-PE ressalta que não se intimidará e tomará todas as medidas cabíveis na defesa dos direitos do Policial Civil, companheiro Áureo Cisneiros, oferecendo-lhe todo o suporte necessário. E busca da reparação urgente destes abusos e assédios.

Torcemos que os cidadãos conscientes, todos polícias municipais, estaduais e federais, penais, científicos e investigadores, as associações, Sindicatos, sociedade civil organizada, ONGs de transparência, OAB, MP e partidos políticos, devam se inteirar e posicionar contra essas aberrações administrativas que afrontam a estabilidade e autonomia do serviço público.

A dignidade da pessoa humana e a honra”.


VEJA TAMBÉM
Delegacias do interior de PE estão abandonadas pelo poder público, diz presidente do Sinpol-PE em entrevista a Assis Ramalho


Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, em entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia.


As delegacias de Polícia Civil no interior de Pernambuco estão funcionando de forma caótica, a maioria em prédios alugados, caso de Petrolândia, ou cedidos sem estrutura adequada. Além disso, policiais fazem limpezas em delegacias e 'vaquinhas' para pagar diarista. As denúncias foram feitas pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, em entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Após visitar a delegacia de Petrolândia, Cisneiros afirmou ter constatado que o efetivo é insuficiente e os policiais trabalham no limite.

''Aqui em Petrolândia, nós temos dez policiais que ficam se revezando. Então, praticamente são dois policiais por dia, o que é um absurdo. Se você não tem efetivo, você não faz com efetividade o serviço da Polícia Civil, que é investigar os crimes. E se não há investigação dos crimes, vai rolar a impunidade, que é um incentivo a essa onda de violência que está aí sobre Pernambuco, que é considerado o terceiro estado mais violento do país. Ficamos até mesmo à frente do Rio de Janeiro, que é três vezes maior, em termo de população, do que Pernambuco''.

Áureo também criticou a estrutura "improvisada" da delegacia de Petrolândia que, segundo ele, não dá boas condições de trabalho aos policiais.

''Petrolândia está com uma delegacia improvisada e não é um prédio com todas as adequações. É quente e não tem ventilação. Inclusive as salas para reconhecimentos, as salas para prestar B.O. (boletim de ocorrência), são improvisadas, e a gente vai colocar no relatório''.

O sindicalista também criticou fortemente a delegacia de Tacaratu, segundo ele, a pior estrutura entre todas que ele visitou, enquanto cita delegacia de Floresta como modelo para as demais.

''A delegacia de Tacaratu é terrível. A policial que me recebeu lá disse 'olha, Áureo, os policiais que estão dormindo nesta delegacia, estão amanhecendo doentes'. É mofo por toda parede e infiltração. Com a chuva, ninguém pode trabalhar, com a goteira caindo, inclusive com o risco de perder informações, perder os inquéritos. É uma delegacia muito ruim'', disse Áureo, reprovando a estrutura das delegacias do Sertão de Itaparica, exceto a de Floresta. ''A delegacia de Floresta é um modelo, um padrão que deveria ser seguido''.

Em recado ao governador Paulo Câmara (PSB), Cisneiros, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, afirmou que o ''Pacto pela Vida'' está praticamente falido.

''Eu tenho sido considerado um grande crítico da gestão de Paulo Câmara na segurança pública, mas a gente aponta os erros, faz as críticas, mas críticas construtivas e, infelizmente, o 'Pacto pela Vida' está praticamente falido. Inclusive, eu conversei com populares aqui de Petrolândia, que disseram que ficam com medo de sair de casa à noite para um lazer, para um barzinho, para praticar um esporte, para a escola. Tudo isso por causa dessa violência absurda'', acrescentou.

Na entrevista, entre outros temas, o presidente do Sinpol -PE ainda fez outras duras críticas a segurança do Estado, as precárias condições de trabalho dos policiais e ao governador Paulo Câmara.

 Assista abaixo ao vídeo da entrevista.



Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário