sexta-feira, outubro 02, 2020

Banco do Nordeste debate ações do PRODETER e Rota do Cordeiro em Itacuruba, Sertão de Pernambuco


O Banco do Nordeste realizou na sexta-feira passada (25/09), no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica, em Pernambuco, uma palestra, ministrada pelo Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo. No encontro, foram apresentadas as principais ações do PRODETER-BNB e Rota do Cordeiro, inserido no Programa Rotas da Integração, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e fomentada pelo Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste. 

O evento ocorreu na sede do Assentamento Angico II, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Itacuruba e reuniu 15 produtores de assentados da reforma agrária. Presente ao evento, o Secretário de Agricultura do município, Onildo Cantarelli, destacou que a cidade tem grande potencialidade para desenvolver a criação de caprinos e ovinos, por dispor de águas do Rio São Francisco para produção de pastagens irrigadas.

O agente do Banco, destacou o acordo de cooperação entre o BNB e MDR, visando a integração das ações conjuntas do Programa Rotas da Integração (MDR) com o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER - BNB). Um dos objetivos é discutir e apontar soluções e melhorias para estruturação da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, no território do Sertão de Itaparica, com a participação de diversos atores de instituições públicas e privadas envolvidas com a referida atividade econômica.
Rota do Cordeiro - Um dos objetivos da Rota do Cordeiro consiste na inclusão produtiva através de ações para estruturação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura nos 8 (oito) municípios no Estado de Pernambuco, que compõe o APL - Arranjo Produtivo Local do Sertão de Itaparica. Além de Itacuruba, a Rota do Cordeiro em parceria com o BNB, estrutura a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura em mais sete cidades pernambucanas: Floresta, Petrolândia, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Jatobá, Tacaratu e Inajá.

“Uma das ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter BNB), é buscar organizar, fortalecer e elevar a competitividade das atividades econômicas da região, promovendo a incorporação de inovações tecnológicas na cadeia produtiva", ressaltou Adelmo Azevedo.

Uma das ações apresentadas no evento, pelo membro do Comitê Gestor Territorial e Secretário de Agricultura de Itacuruba, Onildo Cantarelli, momento em que destacou a importância econômica para a região da implantação do abatedouro frigorífico, com certificação federal, que será construído no município de Floresta. A construção do empreendimento será com aporte de recursos do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e será executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), através de convênio com o referido município.

O Banco do Nordeste investiu na atividade da ovinocaprinocultura no Território do Sertão de Itaparica, no período de janeiro a setembro/20, uma média de R$ 6.370 mil (seis milhões, trezentos e setenta mil reais).

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo/Ag BNB-Floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário