terça-feira, setembro 22, 2020

Petrolândia/Crimes ambientais: Sombra e arejamento ou vaga de estacionamento ao sol?

Fotos; Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho


Na tarde dessa segunda-feira (21/09), após vários dias de obras de construção de uma suposta "praça" no largo da Quadra 09, período em que observamos o total descaso da empresa construtora com a manutenção das árvores existentes (inclusive nativas, protegidas por lei) nos canteiros, nos deparamos com a derrubada, pura e simples, de um exemplar raro na cidade de uma árvore conhecida, por um dos nomes populares na região, como unha-de-gato.

A árvore já atingia porte considerável, mas, por atrapalhar o calçamento em intertravados de um estacionamento - como se faltassem vagas mais do que sombra - a árvore foi arrancada para assentamento de intertravados. Apenas um outro exemplar da espécie é conhecido na área urbana: a árvore de caule ondulado e enorme sombra, situada em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade. Outra da mesma espécie no paisagismo urbano não conhecemos. Por isso, era uma árvore rara.  

Testemunhas que somos do andamento da obra, por morarmos em frente a ela, percebemos o descaso com as árvores existentes no canteiro. Em vez de adequar o projeto para preservar as árvores, em respeito à  responsabilidade ambiental e social, é mais fácil eliminá-las, quando deveriam ser mantidas em seu lugar original ou transplantadas, como se árvores nascessem e crescessem da noite para o dia. Mas, a quem reclamar?

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário