sexta-feira, julho 03, 2020

Aumento do nível do São Francisco volta a alagar barracas em Pão de Açúcar

 


Semelhante ao que aconteceu no final do ano passado, e que foi noticiado pelo site Alagoas na Net, a elevação do nível do Rio São Francisco provocou mais uma vez o alagamento de barracas que ficam às margens no município de Pão de Açúcar, no médio Sertão de Alagoas.

Imagens obtidas pela reportagem mostram cenas que foram registradas nesta quinta-feira (3), quando proprietários de alguns estabelecimentos se depararam com o local totalmente tomado pelas águas do Velho Chico.

Aumento da vazão

No último dia 29 de junho, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevou a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó (AL/SE) para 1.800 m³/s. A ação atende ao cronograma emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No dia 25, a vazão defluente média diária foi elevada de 1.100 para 1.300 m³/s. No dia 26, passou para 1.500 m³/s, chegando aos atuais 1.800 m³/s, devendo permanecer nessa média até nova reavaliação.

Este aumento ocorreu para atender ao Sistema Interligado Nacional (SIN), considerando a recuperação dos níveis de armazenamento dos reservatórios da Bacia do São Francisco. Atualmente, o lago de Sobradinho (BA) está com 87,58% de sua capacidade e Itaparica (PE) com 84,86%.

Por Alagoas na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário