sábado, junho 06, 2020

Paulo Afonso (BA): Não houve óbito por Covid no município, diz boletim do Estado, que registra 53 casos; para prefeitura são 41

Cidade de Paulo Afonso (BA). Praça das Mangueiras, Lago da Usina PA-4.(Foto: João Tavares)


Os boletins informativos mostram divergências entre os números de casos confirmados e até mesmo o “único óbito” do novo coronavírus (Covid-19) divulgados pelo governo estadual e a prefeitura de Paulo Afonso.

As diferenças aumentam as dúvidas da população, que começa a desacreditar dos dados oficiais. Nesta sexta-feira (05), a discrepância nos dados estaduais e municipal repercutiu nas redes sociais, facebook e grupos de whatsapp da cidade.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma, por meio do mais recente Boletim Epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (05), que existem 53 casos confirmados da doença e zero (0) óbito no município de Paulo Afonso. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 41 casos da doença e um (1) óbito. A contagem de confirmados apresenta diferença de 12 casos a mais para o Estado.

Questionada pelo site pa4 sobre as divergências na atualização dos dados divulgados por estado e prefeitura, a Assessoria de Comunicação disse que levará o caso para a Vigilância Sanitária, e tão logo tenha uma resposta, repassaria para o portal.

BOLETIM DO ESTADO EM 5 DE JUNHO





BOLETIM DO MUNICÍPIO EM 5 DE JUNHO



SOBRE O “ÚNICO ÓBITO”

O repórter Gil Leal (Angiquinho FM) teve acesso ao resultado do exame RT-PCR feito pelo Lacen (Laboratório Central) do senhor Benedito Francisco da Silva, 79 anos, morador do Bairro dos Rodoviários e que seria o primeiro óbito registrado em Paulo Afonso. O teste deu negativo (Não Detectável) para o Coronavírus SARS-Cov 2.


Mesmo com o resultado, a prefeitura de Paulo Afonso manteve em seu boletim de ontem (5) o registro de um óbito. Já para Governo da Bahia, Paulo Afonso continua sem nenhuma morte por Covid-19.

Desde que divulgou oficialmente o 1º óbito em seu boletim do dia 27 de maio, a prefeitura não esclareceu de quem se tratava, porém, como nesse mesmo dia também foi divulgado o 1º caso no bairro onde morava seu Benedito, falecido dois dias antes no Hospital Covid-19, a família associou as informações.

Com tantas divergências e dúvidas, a prefeitura de Paulo Afonso precisa urgentemente agir com mais transparência e esclarecer os números. Até porque, nas informações contidas nos Boletins do Estado, a Sesab diz que “É de responsabilidade dos municípios a correção das inconsistências verificadas, relativas aos seus municípios, nos boletins epidemiológicos, uma vez que a Vigilância Estadual utiliza os dados informados pelos próprios municípios (prefeituras e unidades de saúde) na base do e-SUS VE. Reiteramos o compromisso em apresentar dados fidedignos ao eliminar as duplicidades das bases nacionais e outros tipos de inconsistências. Frisamos que os casos e óbitos registrados são atualizados por data de notificação.”

Observe abaixo, o boletim do Estado de ontem (5), com a relação (em ordem alfabética) das cidades onde há registros de óbitos. Até agora, Paulo Afonso nunca entrou na lista dos municípios baianos com casos confirmados de óbito:

Por PA4.coM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário