segunda-feira, março 02, 2020

Petrolândia: Codevasf assina ordem de serviço para operação dos projetos de irrigação do Sistema Itaparica

 



Na manhã desta segunda-feira (02), em evento realizado na Câmara Municipal de Petrolândia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou Ordem de Serviço da Operação e manutenção dos projetos de irrigação do Sistema Itaparica.

A mesa de honra foi composta pelo Diretor da Codevasf - Marcelo Moreira, Prefeita de Petrolândia Janielma Souza (representando os demais prefeitos), Deputado federal - Augusto Coutinho, deputado estadual - Antônio Coelho, Presidente da Câmara de vereadores de Petrolândia - Joilton Pereira (representando os demais vereadores), Superintendente Regional da Codevasf em Petrolina - Aurivalter Cordeiro, Diretor da Área de Gestão dos Perímetros de Irrigação da Codevasf - Luis Napoleão Casado.

Várias lideranças políticas de Petrolândia e região, junto com produtores agrícolas, estiveram presentes ao evento, que teve à casa Aureliano de Menezes totalmente tomada.

A autorização de serviço, que beneficiará cerca de 3 mil famílias através de um investimento do Governo Federal de R$ 15 milhões, foi assinada pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, juntamente com o Superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro e o Diretor da Área de Gestão dos Perímetros de Irrigação da Codevasf - Luis Napoleão Casado.

Os recursos, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), já foram empenhados e vão permitir a realização de obras nos canais do Sistema Itaparica, beneficiando famílias que vivem em 10 mil hectares de área irrigada.

 A Ordem de assinatura foi para contratação dos serviços técnicos de administração, operação e manutenção das infraestruturas de irrigação de uso comum dos projetos públicos de irrigação Icó-Mandantes, Apolônio Sales e Barreiras, em Petrolândia. Também estão inseridos os projetos públicos de Irrigação Apolônio Sales, em Petrolândia; Barreira, em Petrolândia e Tacaratu; Icó-Mandantes, em Petrolândia e Floresta; Manga de Baixo, em Belém do São Francisco; Brígida, em Orocó; e Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista.

Todos esses projetos são integrantes do Sistema Itaparica, no Estado de Pernambuco, na área de atuação da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“A Codevasf é uma empresa do Governo Federal responsável por executar as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Regional. Portanto, quero aproveitar para reafirmar o compromisso do Presidente da República Jair Bolsonaro e do ministro Rogério Marinho em promover o crescimento sustentável da economia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que mais precisam”, afirmou o diretor-presidente da Codevasf.

Veja abaixo vídeo da assinatura da Ordem de Serviço, e os  pronunciamentos do Diretor-Presidente da Codevasf, Marcelo Moreira - Prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, Deputado Federal Augusto Coutinho e Deputado estadual Antônio Coelho.

Veja também  mais fotos do evento


Assinatura da Ordem de Serviço

Discurso do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira

Prefeita de Petrolândia - Janielma Souza

Deputado federal Augusto Coutinho


Deputado estadual Antônio Coelho





























Breve histórico
A Usina Hidroelétrica (UHE) de Itaparica, também denominada de Luiz Gonzaga, foi implantada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) nos anos 1980. Ela entrou em operação com capacidade total de seis turbinas em 1990 — 1500 MW de potência instalada.

A área inundada pela usina, o lago de Itaparica, se estende por 150 km e cobre superfície de 83,4 mil hectares dos estados da Bahia e de Pernambuco. O surgimento do lago resultou no reassentamento de Itaparica, voltado a compensar o impacto causado sobre aproximadamente 10,5 mil famílias que moravam na área inundada — 4,6 mil (cerca de 21 mil pessoas) na zona urbana e 5,9 mil (cerca de 19 mil pessoas) na área rural, entre essas 200 famílias indígenas da tribo Tuxá.

Para a realocação das populações urbanas afetadas foram construídas as cidades de Petrolândia e Itacuruba, em Pernambuco, e Rodelas, Barra do Tarrachil e Glória, na Bahia. Na década de 1990, para atendimento da população rural, foram construídos e implantados nove projetos de irrigação — a Codevasf tem sido responsável por atividades relacionadas à operação e à manutenção da infraestrutura de uso comum desses projetos.
Redação do Blog de Assis Ramalho
BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário