quarta-feira, fevereiro 06, 2019

Belém do São Francisco celebra 100 anos do primeiro boneco gigante do Brasil


O município de Belém do São Francisco celebra no Carnaval 2019 os 100 anos do ‘Zé Pereira’, primeiro boneco gigante do Brasil. Segundo a prefeitura, as festividades carnavalescas deste ano contarão com uma surpresa que está sendo preparada pelos artistas plásticos Antony Dunes e Aparecido Coelho.

O anúncio das novidades ainda não foi feito porque a festa deste ano será diferenciada das demais, pelo fato de ser o centenário do Zé Pereira. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Umberto Macie, o que se pode adiantar é que a festa será grandiosa e inesquecível, com mais segurança e diversas apresentações culturais.

A origem do Zé Pereira

Zé Pereira nasceu em 1919 das mãos de Gumercindo Pires, baseado nas histórias contadas pelo padre belga Norberto Phallampin. O sacerdote costumava falar em Belém sobre personagens criados por ele, bíblicos e gigantes, para atrair a atenção dos fiéis aos cultos e procissões.

Depois de ouvir os causos atentamente, Gumercindo decidiu confeccionar seu próprio personagem gigante. Para isso, juntou dois amigos e desenvolveu o boneco com papel machê, madeira pesada e arames. Surgiu assim o primeiro boneco gigante do país, batizado de Zé Pereira.

Do Blog Alvinho Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário