quarta-feira, fevereiro 06, 2019

Petrolândia e região dos Lagos do São Francisco beneficiadas com projeto da Embrapa e Chesf



Com o objetivo de ofertar alternativas tecnológicas e incentivar o aparecimento de novos empreendedores na região dos Lagos do São Francisco, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) firmaram uma parceria que visa beneficiar cerca de 4 mil produtores de 12 cidades nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. A iniciativa busca fomentar a produção agropecuária da população local por meio de ações integradas junto à comunidade.

Localizadas na região do submédio e do baixo São Francisco, onde estão instaladas barragens e usinas hidroelétricas, as cidades atendidas pelo projeto podem ganhar um incremento na rotina produtiva a partir do uso das potencialidades dos lagos e da inserção de novas atividades econômicas na agropecuária.

Entre os municípios beneficiados estão Pariconha, Olho D’Água dos Casados, Delmiro Gouveia e Piranhas, em Alagoas; Paulo Afonso, Rodelas e Glória, na Bahia; Petrolândia e Jatobá, no estado de Pernambuco; e as cidades de Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. A proposta também alcança os municípios circunvizinhos, ampliando o número de pessoas favorecidas.

Durante a execução da proposta, que tem duração de 36 meses, serão realizados cursos, treinamentos, palestras, visitas e dias de campo visando à adoção de tecnologias em diversas áreas, como conservação do solo, hortaliças, fruticultura, apicultura e sistemas pecuários de projeto (carne e leite). As famílias participantes também recebem materiais técnicos para auxiliar no processo produtivo.

De acordo com Rebert Correia, pesquisador da Embrapa Semiárido e coordenador do projeto, o plano de ações envolve a interação entre pesquisadores, extensionistas, agricultores familiares e estudantes. "É um público bem abrangente e precisamos oferecer alternativas para incrementar a produtividade da região e melhorar a renda dessa população. Com as capacitações, nós colaboramos para incentivar o aparecimento de novos empreendedores, que também têm um papel de multiplicar os conhecimentos adquiridos, aumentando ainda mais o público abrangido na proposta", destaca.

A parceria entre Embrapa e Chesf se dá por meio de um Termo de Cooperação Técnica e Financeira e conta com o apoio da equipe técnica da sede da Embrapa Semiárido. Semestralmente, serão apresentados relatórios para o acompanhamento das metas e dos objetivos do projeto.

Intitulado "Ações de desenvolvimento para estudantes e produtores agropecuários (bovino, caprino, ovino, abelha, galinha, hortaliças, frutas, milho, feijão, mandioca) dos Lagos do São Francisco – PE/SE/AL/BA", o projeto também leva em consideração a responsabilidade social nos sistemas de produção. As estratégias adotadas giram em torno de uma consciência ecológica, buscando diminuir o uso excessivo de defensivos agrícolas e dos recursos naturais, além de minimizar a degradação ambiental da região.

Ascom Embrapa Semiárido
Foto: Giullian Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário