quarta-feira, janeiro 02, 2019

Petrolândia: Mesa Diretora de Oposição toma posse na Câmara Municipal e indica fim da lua-de-mel com Executivo


O vereador Joilton Pereira (PTB) foi empossado, na noite dessa terça-feira (1º), como novo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, no Sertão pernambucano. O parlamentar deve permanecer no comando do Legislativo até o fim de 2020. José Luiz dos Santos (Zé Pezão), do mesmo partido, é o novo vice-presidente, e o professor Evaldo Nascimento é 1º Secretário. A posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia para o Biênio 2019/2020 foi declarada após a execução do Hino Nacional.

A solenidade foi realizada no auditório da Casa Aureliano de Menezes, prestigiada por grande público.  Entre outras lideranças e personalidades, estiveram presentes ao evento o ex-prefeito Amadeu de Souza Lima e os ex-vereadores Fabiano Marques, Rogério Novaes, Paulo de João de Zeca e Carlos Alberto (Carlinhos).

Joilton Pereira (PTB) assume a presidência da Câmara em sucessão a Delano Santos, vereador pelo PSB, partido da prefeita Janielma Souza (Jane). Representante da Oposição, o petebista foi eleito em votação realizada em junho do ano passado, com chapa única que recebeu 8 dos 11 votos da Casa. A chapa "puro sangue" da Oposição conquistou a Mesa Diretora com apoio de Eudes Fonseca (PV), Nilson Pescador (PSDC) e Dedé de França (PSB), integrantes da base do governo. Por coincidência ou não, faltaram à cerimônia os vereadores Delano Santos, Sílvio Rogério e Toinho de Eugênio, ambos do SD. A prefeita também não compareceu ao evento.

A posse de Joilton marca o retorno do PTB ao comando do Legislativo municipal, após a saída do ex-vereadores Fabiano Jaques Marques, presidente da Câmara durante sucessivos mandatos, e Carlinhos, que apoiou a eleição de Joilton, como seu sucessor. Os recados dos novos líderes da Câmara indicam que a lua-de-mel do Legislativo com o Executivo municipal chegou ao fim, após o curto mandato do ex-prefeito Ricardo Rodolfo e a administração da sucessora, Jane Souza.

“Esta Casa vai voltar a brilhar e vai voltar a esclarecer e levar as respostas para o povo de Petrolândia'', declarou Joilton, em seu pronunciamento de posse. Segundo ele, a aproximação da população com o Legislativo é um caminho para que os recursos públicos sejam aplicados de forma ampla, eficaz e com transparência. A afirmação pode indicar a retomada da Câmara Itinerante, projeto que realizou sessões da Casa Legislativa em várias comunidades e foi descontinuado durante a gestão de Delano Santos.

Em seu discurso, o novo presidente elogiou os três vereadores da base do governo que lhe confiaram o voto e declarou seu compromisso com os nobres colegas vereadores, inclusive, com os três que não compareceram à cerimônia de posse. Ele mandou um recado claro ao Executivo sobre o fim da lua-de-mel entre os dois poderes, vivida durante o mandato do ex-presidente da Mesa Diretora, que, como virtual vice-prefeito, atuou como "amortecedor" nas relações entre vereadores e Prefeitura. Joilton ainda antecipou, como compromisso de posse, divulgar a situação da Câmara, "se ela está normal ou se ela está com algum problema".

''Neste momento, eu quero dizer a tamanha gratidão que eu tenho com o meu grupo, não só com vocês, mas, com os outros três que não votaram em mim e não compareceram. Mas, eu tenho o compromisso com eles também. Eu tenho que ter a sabedoria de escutar os 11 vereadores, e tenho que ter a sabedoria de gerir essa Casa com respeito e trazer a ela o respeito que ela merece, porque ela estava desrespeitada. Esta Casa não estava sendo correspondida com o respeito que ela merece, mas, eu prometo a vocês, vereadores, que esta Casa vai cobrar o respeito que ela precisa, daqui para frente. Não quero ser perseguidor de ninguém, quero ser um aliado para resolver os problemas de nossa cidade. O vereador e presidente desta Casa vai cobrar aquilo que estiver errado. Quero dizer que não vou assumir, em momento algum, algo errado que alguém deixou. O meu compromisso com vocês começa hoje e, talvez, a partir de depois de amanhã vocês já tenham uma resposta de como esta Casa anda. Se ela está normal ou se ela está com algum problema'', finalizou.

Entre vários discursos, Fabiano Marques fez severas críticas à Mesa Diretora anterior. O empresário e ex-vereador fez um apelo a Joilton para que Câmara Municipal volte a atuar com autonomia, pois, segundo ele, a Casa Legislativa está parada há dois anos e, nesse período, foi apenas uma "secretaria da Prefeitura de Petrolândia".

Assista abaixo os vídeos dos discursos











Veja fotos abaixo:


Clique para ver todas as fotos do evento > Posse de Joilton Pereira - Pres. da Câmara de Ver. de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário