quinta-feira, outubro 18, 2018

APA de Santa Cruz comemora dez anos com projetos em diversas áreas, em Goiana

Marisqueiras iniciaram, nesta quarta (17), um curso sobre cooperativismo e associativismo na comunidade de Atapuz (Foto: Divulgação/CPRH)

Com uma série de projetos em desenvolvimento, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz completou, nesta quarta (17), dez anos de existência. Trata-se de uma Unidade de Conservação de uso sustentável que possui um dos ecossistemas mais importantes do litoral do Estado – o Canal de Santa Cruz. Criada por decreto estadual em 17 de outubro de 2008 e com extensão total de 38.692 hectares, sendo quase 14 mil hectares em área marítima, a APA compreende os municípios de Itapissuma, Itamaracá e parte de Goiana.

Com algumas entidades parcerias, os projetos em desenvolvimento na APA envolvem as áreas de Educação Ambiental, Turismo, Pesca Artesanal, Cooperativismo e Cultura, entre outros. A história da UC, suas características socioeconômicos e culturais e a vida dos moradores são levados em consideração. Nesta quarta (17), por exemplo, um grupo de marisqueiras iniciou o curso Introdução ao Cooperativismo e Associativismo, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem e Cooperativismo (Sescoop-PE) na comunidade de Atapuz, área que margeia o Canal de Santa Cruz, em Goiana.

Na terça (16), pela manhã, o Conselho Gestor da APA realizou reunião ordinária, no Centro Dom Lamartine, em Itapissuma, quando se tratou dos Projetos de Educação Ambiental em andamento – formação de 50 Agentes Populares em EA, Publicações Educativas e produção de vídeo com a história da Área de Proteção Ambiental. E também dos Grupos de Trabalho instituídos para acompanhar a implementação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Turismo e da Pesca Artesanal.

Representantes do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) e do Consórcio Diagonal/Proife, entidades parceiras, participaram da reunião, que também aprovou, em plenária, a revisão do Regimento Interno do Conselho Gestor, desenvolvido em oficina participativa desenvolvida pelo Cepan. Ainda na terça (16), à tarde foi realizada uma Oficina de Capacitação em Captação de Recursos para projetos educativos e culturais em Unidades de Conservação (UCs).

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário