sábado, outubro 07, 2017

Petrolândia: Secretário Rogério Viana avalia sexta (06) como dia de agenda positiva para o município








Nesta sexta-feira (06), Petrolândia sediou seminário sobre piscicultura, reunião sobre políticas públicas para desenvolvimento da atividade e, no final do dia, a prefeita recebeu o deputado federal Augusto Coutinho, que recebeu pleito do município. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Rogério Viana, avaliou a data como um dia de agenda positiva para Petrolândia.

O Seminário Potencialidades da Piscicultura no Semiárido, realizado no auditório da Câmara de Vereadores, foi aberto pela prefeita Janielma Souza. Ela agradeceu a organização do Sebrae e da sua equipe. Com mais de 200 pessoas presentes, representantes de diversas instituições de fomento, de extensão rural, de ensino, de pesquisas e de desenvolvimento, além de representações de várias prefeituras da região e até da Paraíba, a prefeita de Petrolândia destacou a importância da Região de Itaparica contar com os três municípios maiores produtores de tilápias do Brasil.

Paralelamente ao Seminário, a partir das 10h00, na Prefeitura, foi realizada a Sala de Políticas Públicas. Estiveram presentes a prefeita anfitriã, a prefeita de Jatobá Gorete Varjão, o prefeito e o vice-prefeito de Carnaubeira da Penha, Dr. Manuel e Ary, respectivamente, além do Superintendente da Codevasf Aurivalter Cordeiro, do Gerente Regional do Sebrae Pedro Lira, do presidente da CAAP Edizio Cruz, do Coordenador do ProRural Kleyton Lima, do Extensionista do IPA Ivo Mendonça, do ex-prefeito de Itacuruba Romero Magalhães, bem como técnicos e secretários municipais.

O Seminário e a Sala de Políticas Públicas renderam vários encaminhamentos visando ao fortalecimento da piscicultura na região, com destaque para a decisão de criação de calendário regional com eventos de promoção da tilapicultura,  agendamento de reunião em instalações da Codevasf para discutir parceria para produção de alevinos e juvenis, bem como a oficialização do APL da Piscicultura e a implantação de software de gestão nas associações, com o apoio do Sebrae.

No final da tarde, em seu gabinete, a Prefeita Janielma Souza reuniu-se com o deputado federal Augusto Coutinho, o Superintendente do INCRA Bruno Medrado, os vereadores Delano Santos, Nilson, Joilton, Dedé de França, Toinho de Eugênio e Sílvio Rogério, além do ex-prefeito Lourival Simões e do Secretário de Agricultura Rogério Viana, para uma série de encontros com lideranças de setores produtivos do município.

Na primeira reunião, foram ouvidas as lideranças dos Perímetros Irrigados Apolônio Sales, Barreiras e Icó-Mandantes. Foi discutida a situação de vulnerabilidade estrutural e financeira que o Sistema Itaparica está atravessando. O deputado federal Augusto Coutinho afirmou que o problema é muito grande e atinge a base da economia regional e que vai somar esforços, junto com deputados de Pernambuco e da Bahia, para buscar soluções. Também se comprometeu a consultar o Tribunal de Contas da União quanto ao repasse dos Perímetros da Chesf para a Codevasf.

Em seguida, foram recebidos representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Na oportunidade houve agradecimento à garantia de recursos da ordem de R$ 1 milhão na Orla Fluvial, apresentação de projeto de roteiro turístico e entrega de ofício ao deputado com solicitação de verba para a construção do Museu de Itaparica, em Petrolândia. O deputado foi receptivo ao pleito e pediu a apresentação de orçamentos.

Por fim, foram recebidas lideranças do setor da piscicultura, com a apresentação dos resultados da atividade pela CAAP. O deputado Augusto Coutinho ficou extremamente animado e já garantiu emenda parlamentar no R$ 300 mil para ajudar na construção da unidade de beneficiamento do pescado e fábrica de gelo em Petrolândia. Também solicitou ao Superintendente do INCRA que apoie a ideia inovadora da Prefeitura na implantação de assentamentos aquícolas no Lago de Itaparica para a inclusão de novos piscicultores familiares.

No encerramento das atividades do dia, a prefeita Janielma agradeceu a presença de todos e se disse satisfeita com os encaminhamentos dados e com a forma participativa como tudo aconteceu.

Ver fotos>Seminário Piscicultura e reunião com Augusto Coutinho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Sedetur Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho e Sedetur

Nenhum comentário:

Postar um comentário