sábado, outubro 07, 2017

Movimento separatista realiza novo plebiscito sobre independência do RS, SC e PR

Cédula de votação do plebiscito informação sobre a separação do Sul do país. São 2,5 mil urnas divididas em 900 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Organização acredita que votos devem chegar aos 2 milhões (Foto: Alexandra Freitas/G1)

Desde as 8h deste sábado (7) acontece o plebiscito informal organizado pelo movimento separatista "O Sul é Meu País" sobre a possibilidade de separar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país. A votação é realizada em 80% do 497 municípios gaúchos, e também nos estados vizinhos, onde estão distribuídas um total 2,5 mil urnas, segundo a organização.

De acordo com o movimento, a votação chamada de Plebisul tem caráter simbólico, uma vez que não tem validade legal. Os participantes respondem "sim" ou "não" à pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?". As urnas devem ficar disponíveis para votação até às 20h em algumas cidades.

O voto é depositado nas urnas, e em seguida o participante é convidado a assinar um projeto de lei sobre o tema que será apresentado oficialmente ao legislativo. Para que seja encaminhado, são necessárias as assinaturas de 1% dos eleitores de cada um dos três estados.


Com mais de 600 mil votos obtidos na consulta realizada em anos anteriores, a coordenadora geral do movimento Anidria Rocha acredita que neste ano os votos devam chegar a 2 milhões, impulsionados pela crise política e de representatividade política pela qual passa o Brasil.

"O movimento tomou uma proporção enorme por causa da crise política, social e econômica pela qual passa o país, o movimento por independência e liberdade cresce em todo o país, outros estados tentam entrar com projeto de lei para que a população seja consultada, é uma busca por liberdade", afirma Anidria.

O analista de sistemas Diego Ennes Lima, de 33 anos, era um dos integrantes do movimento que realizava a votação na manhã deste sábado na Região Carbonífera, onde foram distribuídas cinco urnas na cidade de Charqueadas.

Ele diz que sempre quis morar fora do país, mas não vê perspectivas na política do Brasil. "Era a forma de sair do país sem romper tantos paradigmas. Por isso entrei nessa causa", afirmou.

De acordo com a organização, apesar da contagem ser manual, ela será auditada tanto por pessoas favoráveis, como contrárias a separação, e o resultado deve ser publicado no site do grupo entra este sábado e o domingo (8).

G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário