quinta-feira, setembro 29, 2016

ANA autoriza redução da vazão nos reservatórios de Sobradinho e Xingó

Usina Hidrelétrica de Xingó fica na divisa de Alagoas e Sergipe (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução mínima instantânea nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e de Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (29).

Segundo a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração a importância dos reservatórios localizados no Rio São Francisco para a produção de energia do Sistema Norte e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia do rio.

A redução do reservatório será de 1.300 m³/s para 800 m³/s até o dia 31 de outubro. A ANA ainda informou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgará amplamente nas cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco das reduções de vazão realizadas.

A Chesf também fica responsável por articular com a Marinha do Brasil para garantir a segurança da navegação na área. A Ana ainda informou que poderá suspender ou revogar a resolução antes do prazo estabelecido, caso informações técnicas recomendem a suspensão.


A resolução poderá ser revista a partir de análise da resolução de autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de nota técnica da Agencia, para que a redução chegue ao limite de até 700m³/s.

Do G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário