sexta-feira, agosto 12, 2016

PE e EUA criam força-tarefa para combater o Zika


Com o objetivo de encontrar novas soluções de tecnologia em Saúde para ajudar no combate ao vírus Zika, o Governo de Pernambuco e o Consulado dos Estados Unidos promoveram, nesta terça-feira (09/08), no Centro de Convenções, em Olinda, reunião entre membros do governo e empresas norte-americanas e técnicos do governo estadual das áreas de Saúde, Tecnologia da Informação, Planejamento, Educação, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Ainda participaram do encontro, o cônsul Geral dos Estados Unidos, Richard Reiter, o cônsul comercial do consulado americano em São Paulo, Everett Wakai, e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

No encontro, representantes de 06 empresas dos EUA apresentaram diagnósticos e ofereceram sugestões sobre como podem auxiliar no esforço de combate ao mosquito Aedes aegypti e ao zika. “Essa força-tarefa contra o Zika surgiu diante do surto da doença, que afetou o Brasil, a América Latina e que agora já chegou aos Estados Unidos. Portanto, esse é um desafio global que precisamos enfrentar juntos. Esse encontro é para trocarmos ideias e conhecimentos que possam ajudar neste combate”, destaca o cônsul Richard Reiter.

“Pernambuco teve um papel crucial para todo o mundo na identificação dos casos de microcefalia associados ao Zika – um problema de saúde pública global nunca antes descrito na literatura médica. Desde então, nosso maior desafio tem sido estruturar a rede de atenção para acolher essas crianças e juntar esforços na luta contra o mosquito Aedes aegipty e, consequentemente, as doenças por ele transmitidas. O Governo do Estado vem atuando com muita seriedade e compromisso e parcerias como essa chegam para fortalecer ainda mais o que já esta sendo feito”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa

“Nunca houve uma força-tarefa feito essa, com os governos dos EUA e de Pernambuco e a iniciativa privada, trabalhando juntos em busca de soluções para um problema que vai ter impacto no mundo inteiro. Esse grupo está investindo tempo e recursos para alcançar esse objetivo”, pontuou o cônsul Everett Wakai.

Na reunião, os representantes governamentais e das empresas realizaram discussões em grupos temáticos, nas áreas de educação; soluções de diagnóstico; gerenciamento de informações; e análise de previsibilidade. No fim do dia, o grupo consolidou as informações em um projeto de cooperação conjunto. O próximo encontro da força-tarefa será no final de setembro.

Secretaria Executiva de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário