sábado, agosto 13, 2016

Obras de esgotamento sanitário vão beneficiar mais de 16 milhões de pessoas em 505 municípios até 2026.


Rio São Francisco em Piranhas-AL (Foto: Zinclar/CBHSF)

Comunidades rurais ribeirinhas contempladas com sistemas de esgotamento sanitário já sentem as mudanças após a ação da Codevasf. As obras têm proporcionado uma série de benefícios para a população como: melhoria das condições sanitárias locais, conservação dos recursos naturais, eliminação de focos de poluição.

Minas Gerais é o estado com maior número de empreendimentos, por ser o que tem maior contribuição hídrica ao rio São Francisco. Já são 42 obras entregues, sete em execução e uma em ação preparatória. No município mineiro de Lagoa da Prata, no Alto São Francisco, Carlos Brasil Guadalupe, ressalta os benefícios do sistema.

“Com a estação de tratamento melhorou tudo, os córregos que levavam o esgoto para a cidade não levam mais. Já está tudo melhorando a aparência, o cheiro, os peixinhos já estão voltando para a lagoa, já temos piabinhas e plantas diferentes. A estação está a todo vapor. É muito importante para nós”, avalia.

Desde 2007, mais de 840 mil pessoas já foram beneficiadas com ações de saneamento ambiental. Cerca de R$ 1,3 bilhão já foram investidos nessas ações. Ao todo 83 obras já foram concluídas pela Codevasf na área de influência do Velho Chico. Kênia Marcelino, destaca que outras 24 obras estão em execução.

“Nós temos 24 sistemas de esgotamentos sanitário em execução nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. E nos próximos meses, retomaremos mais 27 empreendimentos. Essa é uma ação que já está incluída no Plano de Revitalização Novo Chico, lançado no último dia 09 pelo Governo Federal”, ressalta.

O novo Projeto de Conservação e Revitalização do Rio São Francisco prevê a retomada de 217 obras de sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água. A meta é beneficiar mais de 16 milhões de pessoas em 505 municípios até 2026. Ouça: https://soundcloud.com/codevasf/obras-de-esgotamento-vao-beneficiar-mais-de-16-milhoes-de-pessoas-em-505-municipios-ate-2027

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário