domingo, maio 22, 2016

Comitê Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulga ações da Semana de Ação Mundial

Professor associado da USP, José Marcelino de Rezende Pinto, com experiência na área de Política e Gestão Educacional, com ênfase em financiamento da Educação, municipalização do ensino, regime federativo e educação do campo, é um dos palestrantes.

O Comitê Pernambucano pelo Direito à Educação divulga programação de atos da Semana de Ação Mundial (SAM) 2016, que este ano tem como temas o Plano Nacional de Educação (PNE), o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi). No Brasil, a SAM será realizada entre os dias 30 de maio e 03 de junho, mas em Pernambuco as discussões começam com prévias da Semana já nos dias 24 e 25 de maio, no Recife, Pernambuco.

A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação. Lançada pela CGE (Campanha Global pela Educação), a Semana exerce pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e, agora, os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes. Para saber mais sobre a SAM, acesse: http://semanadeacaomundial.org/2016/

No dia 24 de maio, haverá o Pré-Lançamento da SAM com a presença do Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o cientista político Daniel Cara e o Lançamento do livro “O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica” do Professor Luiz Araújo. O encontro será na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), no Auditório do 5º andar, às 19h.

No dia 25 de maio, acontece a Reunião Ampliada do Fórum de Educação Infantil de Pernambuco (FEIPE), com o tema: O Financiamento da Educação Básica: o CAQi. O encontro, das 8h às 17h será realizado no Auditório do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, contará com palestra do Coordenado da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara e do Professor Luiz Araújo.

No dia 30 de maio, será realizada uma Aula Pública com o tema “O Financiamento da Educação Pública: o CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial)”, com o Professor da Universidade de São Paulo (USP), José Marcelino de Rezende Pinto, especialista em financiamento da educação pública. A Aula Pública acontecerá no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, das 9h às 12h.

SERVIÇO

Terça (24/05): 19h - Pré-Lançamento da Semana de Ação Mundial e Lançamento do livro “O CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica”. Local: Auditório do 5º andar da FAFIRE (Av. Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista - Recife).

Quarta (25/05): 08h - Reunião Ampliada do Fórum de Educação Infantil de Pernambuco: “Custo Aluno-Qualidade Inicial e Sistema Nacional de Educação: Perspectivas para a Educação Infantil”. Local: Auditório do CEGOE/Universidade Federal Rural de Pernambuco (Av. Manuel de Medeiros, s/n, bairro de Dois Irmãos, Recife).

Segunda (30/05): 09h - Aula Pública: “O Financiamento da Educação Pública: o CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial)”.

Plenarinho da Câmara Municipal do Recife (Rua Princesa Isabel, 410 - Centro, Recife).

Assessoria de Comunicação do Comitê Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário