sábado, abril 16, 2016

CBHSF participa de seminário para recuperação de nascentes em Alagoas

Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF

Agricultores, produtores rurais e representantes de prefeituras participaram, na tarde desta quinta-feira (14.04), no município de Coruripe (AL), do seminário de encerramento do trabalho de levantamento e diagnóstico ambiental de nascentes nas porções média e baixa da bacia do rio Piauí. O trabalho, executado pela empresa Gama Engenharia, contratada para a etapa inicial, é mais uma ação de recuperação hidroambiental financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O rio Piauí é um dos principais afluentes do Velho Chico em Alagoas.

O presidente da cooperativa Pindorama, onde aconteceu a reunião, Klécio Santos, parabenizou a iniciativa do Comitê e prometeu manter e preservar a reserva ambiental na localidade, para que sirva de visitação ao público. Ele lamentou a degradação imposta à bacia do Piauí e agradeceu a preocupação do CBHSF para o trabalho. Membro do Comitê do Piauí e também do CBHSF, Antônio Jackson Borges disse que o trabalho de recuperação de nascentes faz aqueles que estão inseridos na bacia “absolutamente felizes e satisfeitos”. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, destacou que uma das grandes preocupações do colegiado é a oferta de água de qualidade.“Buscamos cercar a nascente, com a autorização do proprietário, e recupera-las”, explicou Miranda.

O engenheiro da Gama Engenharia, Pedro Lucas de Brito, apresentou um resumo do levantamento realizado em cada uma das 153 nascentes identificadas. “Encontramos um quadro de degradação. Nenhuma das nascentes estava dentro das parâmetros de qualidade de água para consumo humano”, explicou. Apesar disso, o engenheiro disse que a equipe técnica considerou possível a recuperação de todas elas, mediante ações como cercamento com estacas, contenção em solocimento (técnica que direciona a água), reflorestamento e reordenamento de estradas.

Em toda a bacia do Piauí, devem ser recuperadas mais de 500 nascentes, atendendo a 18 municípios da bacia. O secretário de Agricultura do município de Teotônio Vilela, José Araújo Tavares, parabenizou a iniciativa. E citou o exemplo de uma região do Piauí, no município de Arapiraca, onde havia um local para lazer da população que já não pode ser utilizado, devido à poluição.


ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário