terça-feira, dezembro 29, 2015

Codevasf realiza campanha para preservação de peixe típico da bacia do São Francisco

Foto: Ministério da Pesca e Aquicultura

O Pirá, espécie de peixe que só existe no Rio São Francisco, está ameaçado de extinção. Devido a ações predatórias e outros impactos ambientais, o peixe está desaparecendo das águas do Velho Chico. Uma campanha voltada para o salvamento do Pirá está sendo iniciada pela Codevasf nos estados de Alagoas e Sergipe, na região do Baixo São Francisco.

Técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, localizado município alagoano de Porto Real do Colégio, vão recolher 20 reprodutores do Pirá no Centro de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Três Marias, em Minas Gerais. A partir de sua reprodução em laboratório, a Companhia busca realizar o repovoamento com alevinos dessa espécie em toda a bacia e, assim, salvá-la da extinção.

A ação é fruto de parceria entre a Codevasf e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A expectativa é de que a mesma ação aconteça no início de 2016, nos municípios de Xique-Xique, na Bahia, e Petrolina, no sertão pernambucano. Ouça a matéria na rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/reprodutores-da-especie-pira-serao-levados-para-alagoas-e-sergipe

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário