sábado, julho 18, 2015

Comitê Regional de Combate à Dengue é instituído pela Secretaria Estadual de Saúde na V GERES


O Comitê Regional de Mobilização Social para o Controle da Dengue, com atividade na V Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, foi instituído em 14 de abril de 2015, através da Portaria SES/PE nº 135. O Comitê regional está composto por representantes dos 21 municípios da V GERES, representantes de instituições da sociedade civil e um representante da própria Secretaria de Saúde Estadual, somando um total de 27 participantes, inclusive as instituições militares e o Ministério Público. O comitê é presidido pela gestora da Regional de Saúde, Dra. Catarina Tenório.

Após um período de adequações e reuniões internas, foi convocada a primeira reunião com todas as instituições participantes, que aconteceu na quarta-feira (15), à tarde, no auditório da FUNASA, em Garanhuns. A GERES foi representada pelo Coordenador em Vigilância em Saúde, Reginaldo Santos.

As Assessorias Técnicas da Coordenação de Dengue da Secretaria Estadual de Saúde, Daniela Anastácia e Suzi de Souza, apresentaram dados estatísticos que mostram a proliferação da dengue por todo o estado, sendo mais problemático que Chikungunya e Zika, que têm chamado a atenção da mídia. "O Comitê surge justamente para que a sociedade civil possa se organizar e combater a dengue, que tem crescido em todo o país, inclusive com óbitos", afirma Daniela Anastácia.

A região da V GERES tem tido números melhores que o restante do estado, mas isto não significa que esteja controlada. "Fazemos um levantamento bimestral que mostra um crescimento em muitos municípios, e o comitê vai buscar levantar que ações poderão combater com mais eficácia a proliferação do mosquito. Para isto é fundamental a participação de todos, pois cada instituição pode também contribuir com sugestões e ações neste sentido", explica Dra. Catarina Tenório, gestora regional de saúde.

No mesmo dia 15, quarta-feira, pela manhã, a Secretaria de Saúde ministrou uma capacitação para representantes da Vigilância em Saúde das Secretarias de Saúde dos 21 municípios da regional.

V GERES - Gerência Regional de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário