quarta-feira, junho 03, 2015

Trade turístico de Pesqueira e região debate sobre Turismo com Governo de PE

Seminário Destino PE (Foto: Hesíodo Gões/SeTur-PE)

Na manhã dessa terça-feira (02), representantes da cadeia produtiva do turismo de Pesqueira e de mais 15 municípios do entorno participaram do Seminário Destino PE, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, para debater as ações prioritárias do turismo estadual. Presentes ao evento, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, além de prefeitos, secretários municipais de turismo e cultura, associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo).

O objetivo do “Seminário Destino PE” é identificar os principais problemas e sugestões para melhoria da infraestrutura de apoio ao Turismo, como sinalização turística, requalificação de vias públicas e saneamento básico. Também são elencadas as dificuldades enfrentadas pelos empresários e pela gestão pública no desenvolvimento do turismo de cada município. Outro objetivo é mapear os atrativos e equipamentos turísticos de cada região. Foi criada uma mesa temática específica para Esportes e Lazer, em que os representantes dos municípios podem detalhar as necessidades de cada localidade relativas ao tema. Por fim, também são identificadas as necessidades de capacitação profissional do setor.

“Sabemos da riqueza que o interior do Estado possui e queremos intensificar o turismo interno para que mais pernambucanos conheçam Pernambuco. O turismo de uma cidade só se desenvolve com um trabalho intenso de estruturação, capacitação profissional e promoção turística e com os dados obtidos nesses seminários, iremos em busca do desenvolvimento do Estado”,destaca o secretário Felipe Carreras.

A primeira etapa do Seminário Destino PE aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. A segunda etapa começou ontem no Agreste de Pernambuco, no município de Gravatá e entorno e reuniu 150 representantes. Amanhã será a vez de Garanhuns e entorno participarem do evento. A ação percorrerá, até julho, 13 municípios do Estado. No dia 15 de junho tem início a terceira etapa do seminário, em Fernando de Noronha.

Dois participantes do Seminário Destino PE no Agreste destacaram a importância do evento: “Estamos tendo a possibilidade de informar sobre o rico potencial turístico que o Agreste de PE possui”, informa Marcos Torres, guia de turismo de Pesqueira. “Estou apresentando para os representantes do Governo do Estado todas as dificuldades que temos para impulsionar o turismo da região e estamos confiantes dos resultados”, destaca Elias Caetano, proprietário de agência de receptivo de Brejo da Madre de Deus.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário