segunda-feira, junho 01, 2015

Greve de professores afeta atividades em apenas 17% das escolas da rede estadual de PE


A primeira segunda-feira após a retomada da greve dos professores da rede estadual de ensino teve baixa adesão, segundo a Secretaria de Educação. Em apenas 2% (17) das escolas, não houve nenhum tipo de atividade. Em 15% (174), a paralisação foi parcial. Já em 83% - o que equivale a 875 unidades –, as aulas ocorreram normalmente. O balanço foi divulgado no início da tarde.

A categoria quer 13,01% de reajuste, conforme a Lei do Piso Salarial. Entretanto, o Governo do Estado propôs 7% concedidos em parcelas nos meses de junho, outubro e dezembro, o que foi rejeitado pelos docentes. Por conta disso, na última sexta-feira (29), os profissionais reiniciaram a greve que havia sido interrompida no dia 4 de maio, depois de 24 dias de paralisação.

Na última quinta-feira (28), uma portaria conjunta das secretarias de Administração e de Educaçãodeterminou, entre outros itens, descontos na remuneração dos professores que aderirem à greve e que esses docentes não sejam contemplados com a primeira progressão salarial, prevista para este mês e que corresponde a pouco mais de 2% do aumento. A portaria determina ainda que os que cruzarem os braços terão a data da sua remuneração postergada para o dia 5 do mês seguinte.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário