quarta-feira, junho 24, 2015

Florence garante mais tempo para pedir renegociação de dívidas da agricultura familiar


Durante as discussões da Comissão Mista que trata da Medida Provisória 673, o deputado federal Afonso Florence (PT-BA) garantiu importante benefício aos agricultores familiares participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que têm dívidas adquiridas a partir da emissão de Cédulas de Produto Rural (CPR).

A pedido do parlamentar, o relator da comissão, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), incluiu uma prorrogação de prazo para que os produtores beneficiados com o crédito solicitem renegociação de dividas já vencidas ou próximas do vencimento. O prazo original para pedir a renegociação venceu no último dia 31 de março.

Florence solicitou ao relator aumento do limite de tempo para o dia 31 dezembro, o que vai beneficiar milhares de produtores em todo o Brasil. Segundo a MP, no cálculo da dívida não serão computados multa, juros ou outros encargos por inadimplência e o débito poderá ser pago em até cinco parcelas anuais.

“A extensão do prazo de renegociação é uma grande conquista. A agricultura familiar representa uma modalidade econômica de grande importância, especialmente na Bahia, e é preciso auxiliar estes produtores com medidas efetivas que garantam o seu desenvolvimento”, avaliou o deputado.

A regra consta no artigo 17 do Projeto de Lei de Conversão da MP, texto final da matéria adaptado após as sugestões de senadores e deputados. O projeto foi aprovado no plenário da Câmara por unanimidade nesta terça-feira (23) e segue para votação no Senado. Caso seja aprovado, receberá sanção ou veto da Presidência da República.

O PAA é um programa complementar ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A iniciativa faz com que os empreendedores da agricultura familiar vendam diretamente à Conab, sem licitação, o produto de sua atividade econômica com preço vantajoso. A CPR, por sua vez, é uma cédula que permite aos produtores solicitarem às instituições financeiras recursos para o desenvolvimento de suas atividades.

Assessoria de Imprensa deputado federal Afonso Florence

Nenhum comentário:

Postar um comentário