quinta-feira, janeiro 22, 2015

UPE e UFRPE abrem inscrições para cursos de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica


Visando induzir e fomentar a oferta de educação superior gratuita e de qualidade para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública de educação básica, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) está com inscrições abertas para cursos presenciais de licenciatura em diversas áreas. As vagas estão distribuídas pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus de Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina e Pesqueira, além do Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.

Para concorrer a uma das vagas nos cursos ofertados, os professores e profissionais da rede pública devem realizar pré-inscrição através do endereço eletrônico: http://freire.capes.gov.br, no período de 20 de janeiro a 13 de março de 2015. Consulte a distribuição de vagas e cursos ofertados pela UPE e UFRPE. Sobre os critérios de seleção e processo de participação, clique aqui.

São oferecidos cursos de Licenciatura voltados para docentes ou tradutor/intérprete de Libras em formação e que estejam em exercício na rede pública da educação básica. A inscrição também é aberta para professores que estejam em exercício há, pelo menos, três anos na rede pública de educação básica e que atuam em área distinta da sua formação superior inicial. Profissionais que atuam como tradutor/intérprete de Libras podem optar pela formação em uma segunda licenciatura, também ofertado pelo Parfor.

O PARFOR presencial é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Realizado em regime de colaboração entre a União, por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, o objetivo é proporcionar aos profissionais de educação a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário