27 agosto 2014

Petrolândia: Margem da praia do Sítio Sobrado recebe obra de terraplenagem


Terraplenagem realizada na praia do Sobrado

A vista do local antes do piçarramento



No sábado passado (23), foi realizada obra de terraplenagem na Praia do Sobrado, situada no Sítio Sobrado, zona rural de Petrolândia, junto ao Letreiro do Sobrado. A ação foi iniciativa da ABAMA-Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar.

A Prefeitura de Petrolândia cedeu o maquinário para a realização dos serviços: patrol, trator de esteira, retroescavadeira e duas caçambas, com operadores e motoristas, para transporte de piçarra, terraplenagem e piçarramento da área. 

O presidente da ABAMA, Juracy da Cruz, agradece ao prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, pela cessão das máquinas que permitiram a limpeza do local. A intenção dos associados é plantar mudas de árvores para sombreamento na área e, futuramente, dotar o local de estrutura para receber os visitantes da praia.

Na oportunidade, foi também aberta a estrada até a formação rochosa conhecida como Letreiro do Sobrado, sítio arqueológico do IPHAN, cujo acesso era feito através de veredas abertas na caatinga.


Redação com informações da ABAMA
Fotos: Cláudio Ramalho/ABAMA

Tacaratu: Estão em andamento obras de restauração da PE-375, rodovia que liga o município a Inajá


Depois de anos de espera, o povo de Tacaratu presencia a restauração da PE-375, rodovia que liga o município a Inajá. A estrada estava em situação de calamidade. O DER–Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco é o órgão responsável pela realização da obra que, após procedimentos licitatórios, apresenta a CM Construções de Serviços Ltda, empresa vencedora do processo, para a execução dos trabalhos. Iniciada em 1° de julho de 2014, a conclusão está prevista para o mês de abril de 2015.

De acordo com o projeto do DER-PE, vão ser restaurados aproximadamente 38 quilômetros da via, onde serão instalados sinalizadores verticais e horizontais em todo o trecho que se estenderá entre o Sítio Traíras e a entrada da cidade de Tacaratu. Para a execução da obra foram contratados 89 profissionais, dos quais 50 são mão-de-obra local, gerando emprego e renda para município de Tacaratu.

A restauração da PE-375 é uma das prioridades do Prefeito Gerson (PSB), que vinha lutando junto ao Governo do Estado para a agilização da execução da obra que, uma vez concluída, possibilitará o trânsito fluir mais rápido e com mais segurança para todos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tacaratu
Fotos: João Leonardo/Ascom PMT

Fernando recebe apoio da Assembleia de Deus

Candidato ao Senado pela Frente Popular foi recebido por pastores de todas as regiões de Pernambuco (Fotos: Peu Hatz/Divulgação)

Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao Senado pela Frente Popular, recebeu nesta quarta (27) o apoio dos pastores da Assembleia de Deus. O ato pró-Fernando foi realizado na igreja de Prazeres, com a presença de representantes dos mais de 30 campos da congregação existentes em Pernambuco. O pastor David Cabral, uma das mais importantes lideranças da Assembleia de Deus no país, fez a saudação inicial para Fernando.

“Nestas eleições nós temos um representante para o Senado Federal, que é Fernando, número 400. Conheço ele há mais de 20 anos e sei que é um homem sério, trabalhador e que tem a capacidade de discutir com todos os segmentos da sociedade. Nós vamos trabalhar pela eleição dele em Pernambuco”, garantiu o religioso. Ele pediu a colaboração dos coordenadores dos campos regionais, para que eles pudessem ajudar a divulgar as propostas de Fernando em cada comunidade do Estado. Deputado estadual e candidato à reeleição, o pastor Cleiton Collins (PP) prestigiou o ato e reforçou a mobilização para eleger Fernando. “Ele lutou muito para trazer mais empregos para Pernambuco e nós sabemos que um trabalho decente, com salário justo, muda para melhor a vida das pessoas”, disse.

Petrolândia: Renata Lima, professora de Educação Física, dá aulas de natação e hidroginástica


A professora Renata Lima, graduada em Educação Física pela UNIT, dá aulas particulares de natação e hidroginástica. O aluno ou grupo (até 10 alunos por turma) deve providenciar o local para as aulas. Renata procura de um espaço com piscina para aulas em local fixo.

A professora informa que as aulas de natação podem ser feitas desde bebês até idosos. Ela também trabalha a hidroginástica com gestantes.

Aprenda a nadar com segurança, auxiliado por um profissional da área de Educação Física. O número de contato de Renata Lima é (87) 9989-0065.

Redação com informações de Renata Lima

Jatobá: Leitor reclama de acúmulo de lixo em Itaparica


"Leitor residente em Itaparica, município de Jatobá, reclama do acúmulo de lixo no bairro e pede providências à prefeitura para a limpeza do

O Acampamento CHESF (Itaparica) passa por uma crise de gestão que nós, moradores, não sabemos do que se trata. Há quase 2 meses que nos deparamos com estas aprazíveis paisagens: lixo e mais lixo acumulado em todas as esquinas de todas as ruas, gerando assim uma situação de total abandono e descaso. Bons tempos eram aqueles de outrora, que nós moradores de muito tempo nos recordamos muito bem. Gostaríamos que a coleta de lixo, que já se faz ultrapassada há meses, fosse normalizada o mais breve possível, pois já estamos até nos deparando com infestações de ratos, mosquitos e baratas, fazendo com que o grau de doenças se alastrem. Segue anexo fotos (abaixo).

Mais uma vez esperamos que esta matéria seja publicada no seu veículo de comunicação.

Grato.

Genival Ferreira"

Informações e fotos: Genival Ferreira

Paulo: ações para potencializar o Turismo em Pernambuco

Em encontro com o Trade, nesta quarta, candidato assumiu compromissos com o setor (Fotos: Wagner Ramos)

A experiência acumulada durante a sua passagem na Secretaria de Turismo do Estado garantiu a Paulo Câmara (PSB) a percepção das demandas e, principalmente, das muitas possibilidades de avanços que o setor possui. Durante café da manhã, nesta quarta-feira (27), com o Trade Turístico, o candidato da Frente Popular ao Governo pontuou ações que desenvolverá, a partir de 2015, para potencializar os resultados de uma área que já representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) pernambucano. Junto com seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador), Paulo destacou que o segmento será beneficiado por iniciativas que melhorarão a infraestrutura dos municípios, além do apoio ao desenvolvimento das diferentes cadeias produtivas existentes.

A capacitação da mão-de-obra foi indicada por Paulo Câmara como um compromisso seu para o fortalecimento do segmento em Pernambuco. O socialista ressaltou que a administração estadual ofertará, através de diferentes mecanismos, oportunidades para que a população possa contribuir mais com o Trade.

“Com as escolas técnicas e as escolas em tempo integral com cursos para as vocações das regiões do Estado, os municípios poderão apresentar uma mão-de-obra mais qualificada e que ajudará a melhorar os números do Turismo também”, frisou Paulo, destacando que Pernambuco já possui a maior rede de ensino integral do País e ampliou em mais de seis vezes as ofertas de vagas do ensino técnico. “Temos quarenta escolas com esse perfil no Estado”, lembrou.

Jogos Indígenas de Pernambuco: Entre Serras e Pankararu destacam-se no futsal masculino e feminino


Terminou a terceira edição dos Jogos Indígenas de Pernambuco na manhã do último domingo (24), na cidade de Pesqueira. A etnia sertaneja de Jatobá, Entre Serras, venceu a tribo agrestina do município de Pesqueira, Xucuru, de 4x1, tornando-se bicampeã do futsal masculino.

No futsal feminino, na final realizada na noite de sábado (23), a tribo Pankararu, também de Jatobá, goleou a Kambiwá , de Floresta, por 4x0. Aquela mesma equipe que perdeu para as meninas quilombolas nos Jogos Escolares de Pernambuco, é agora tricampeã do futsal feminino dos Jogos Indígenas .

Já o futebol masculino só teve a decisão nos pênaltis . Depois de uma partida difícil , onde ninguém acertava a rede, o povo Kambiwá, de Floresta, no Sertão do Estado, venceu com de 4x3 o Atikum, de Belém do São Francisco, lá do Alto Sertão. Vitória apertada que garantiu o título. Atikum ficou com a prata e Pankararu com o bronze, nessa modalidade.

Os Jogos Indígenas de Pernambuco são realizados pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Petrolândia: Prefeitura divulga atrações da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis 2014

Esta programação é referente ao ano de 2014

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia e Jatobá: MPE expede recomendação para controle da poluição sonora durante a campanha eleitoral


O Ministério Público Eleitoral de Pernambuco, por intermédio da Promotoria da 70ª  Zona Eleitoral de Petrolândia, representado pela Dra. Sarah Lemos Silva, expediu a Recomendação Eleitoral n° 03/2014, dirigida às coligações, aos partidos políticos e aos candidatos com propaganda eleitoral em Petrolândia e Jatobá, aos proprietários ou motoristas de carros de som e aos que pretendam realizar propaganda eleitoral por meio da emissão de sons e/ou ruídos, para a observância dos dispositivos legais em vigor sobre o assunto.

Para ler o documento na íntegra (arquivo PDF)>Recomendação Eleitoral 003/14

Entre outras providências aos envolvidos, o MPE recomenda às Prefeituras de Petrolândia e Jatobá que:

a) na concessão das autorizações de suas competências, estejam atentas a todas as normas técnicas e legais pertinentes à matéria, de modo que a licença ambiental concedida esteja efetivamente apta a prevenir a ocorrência de poluição sonora e de perturbação do sossego;
b) no que se refere à concessão de autorização para a realização de propaganda por meio de veículos, que observem o disposto na Resolução CONTRAN nº 35/98 e exijam, como uma das condicionantes da concessão, o que ali está disposto e, ainda, a autorização prévia do DETRAN-PE;
c) conheçam do conteúdo da Cartilha "Poluição Sonora - Silêncio e o barulho", disponível no endereço eletrônico "www.somsimbarulhonao.com.br".

Fonte: Ministério Público Eleitoral de Pernambuco - 70ª  ZE Petrolândia

Tacaratu: Produtores cadastrados no Programa do Milho devem pagar boleto até amanhã (28)


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Agricultura, comunica aos produtores cadastrados no Programa do Milho, que os boletos estão disponíveis e devem ser retirados com urgência, pois o vencimento está programado para esta quinta-feira, dia 28 de agosto (amanhã). 

Comunica também que que os pagamentos aos beneficiários do Garantia SAFRA estão previstos para o mês de setembro/2014.

Prefeitura Municipal de Tacaratu

Pernambuco tem a maior rede de ouvidoria do país com 58 unidades de atendimento

Foto: Divulgação/ SCGE

Com a maior rede de ouvidorias do país, composta por 58 unidades implantadas nos órgãos da administração direta e indireta, o Governo de Pernambuco é referência nacional e tem atraído o interesse de diversos outros estados brasileiros em conhecer o sistema implantado e em funcionamento desde 2007. Entre os dias 1º de janeiro de 2007 e 31 de julho de 2014, a Rede de Ouvidorias do Estado recebeu 487.525 manifestações das mais diversas naturezas, com bom índice de satisfação.

Coordenado pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), o serviço tem como eixo central de atuação a promoção do diálogo com a sociedade, a participação da população, através do planejamento e execução de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

De acordo com a gerente de Ouvidoria do Estado, Karla Júlia Marcelino, o programa possibilita, ainda, através de uma rede de gestão de conhecimento, interligar todas as informações em um único banco de dados, o que dar maior agilidade às demandas que utilizam o sistema para receber manifestações sobre o desempenho de órgãos e entidades do Poder Executivo.

Serviço:
e.mail: ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br
Telefone: 0800.2812900

Fonte: Secretaria da Casa Civil de Pernambuco com informações da SCGE
Foto: Divulgação/ SCGE

Governo destina 3,2 milhões de hectares para reforma agrária e conservação do meio ambiente


O governo transfere nesta quarta-feira (27) 3,2 milhões de hectares de terra à reforma agrária e à conservação do meio ambiente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e de Rondônia. A cerimônia será às 15h, no auditório térreo do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Do total, 86 mil hectares do Programa Terra Legal serão destinados à reforma agrária nos estados do Amazonas e Pará e 62,5 mil beneficiarão 806 famílias amazonenses, com ampliação da reserva legal do Projeto de Assentamento Acari, nos municípios de Borba, Novo Aripuanã e Apuí.

O evento terá a presença dos ministros Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Carlos Guedes.

Agência Brasil

“As mídias alternativas terão espaço no nosso governo”, assegura Paulo Câmara


 Paulo Câmara na sede da AblogPE em Recife. (Fotos: Kylvio Oliveira/AblogPE)

Sabatinado nesta terça (26), Paulo Câmara teve acesso no momento ao resultado da recente pesquisa do Ibope

A série de entrevistas com os candidatos a Governador promovida pela Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) no Centro do Recife, e transmitidas “ao Vivo” pelo youtube, seguiu nesta terça-feira (26/8) com Paulo Câmara (PSB).

Paulo Câmara fez questão de registrar logo no início, o acentuado crescimento de Pernambuco nos últimos anos, estimado em 14%, avaliando que o Brasil cresceu bem menos durante o mesmo período, ficando na marca dos 2%. Ele mencionou que uma de suas metas será cobrar do Governo Federal o início e a conclusão das obras inacabadas, focando sobretudo na transposição do Rio São Francisco para que finalmente minimize o problema de abastecimento d’água da população sertaneja.

Questionado quanto à correlação de forças de seu palanque, na medida em que precisará atender a todos os seus atuais aliados, Paulo prometeu instaurar uma relação de transparência em seu governo, sobretudo contemplando e ouvindo cada um dos 21 partidos da sua coligação, assegurando que vai instaurar um novo modelo de política, evitando o paternalismo e o clientelismo.

Indagado quanto ao tratamento que dispensará na distribuição das verbas publicitárias do Governo do Estado, segundo os blogueiros, até então, monopolizadas pela Rede Globo de Televisão, Paulo Câmara assegurou que as mídias alternativas terão espaço no seu governo, reconhecendo que a blogosfera exerce hoje um papel imprescindível na disseminação da informação para toda a sociedade pernambucana.

Quanto ao seu crescimento vertiginoso na mais recente pesquisa divulgada pelo Ibope no momento que acontecia a entrevista, Paulo Câmara, sem demonstrar surpresa, afirmou que isso já estava previsto em razão da visão proposta pelo guia eleitoral na TV e principalmente após a perda trágica do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, motivos que segundo ele, contribuíram para intensificar a curiosidade do eleitor em saber qual o candidato que Eduardo apoiava para a sua sucessão.

Não há previsão de recuperação hídrica dos reservatórios, diz ONS


O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse que o órgão não pretende alterar a decisão de preservar os reservatórios nas cabeceiras dos rios até chegar a estação de chuvas no país. Segundo ele, apesar da escassez, a medida tem dado resultado, mesmo com os conflitos de interesse. Chipp também informou que não é possível avaliar quando começará a recuperação hídrica dos reservatórios.

Chipp informou que estudos de meteorologia apontam que há possibilidade razoável da estação úmida acontecer dentro da normalidade, ou seja, em meados de setembro pode começar a transição para a estação chuvosa e a tendência é atingir a normalidade em outubro. "Certeza disso a gente nunca tem, de 15 em 15 dias a gente tem reunião, às vezes de semana em semana. A próxima reunião vai ser no dia 2, porque tem uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e eu sempre apresento o quadro mais recente", explicou.

O diretor disse que não é possível avaliar quando se dará a recuperação dos reservatórios após o início do período de chuvas. "A gente não pode dizer se vai chover com a mesma intensidade ou com a intensidade que a gente precisa em todas as bacias. Então a gente não tem a certeza do que vai acontecer. Tem que esperar mais um pouco até esta previsão se configurar", disse.

Pesquisa mostra desperdício de até 73% da água tratada no Brasil

 Fotos: Blog de Assis Ramalho

Em época de seca e escassez de água, o ranking de saneamento básico divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil mostra que, das 100 maiores cidades brasileiras, 90 não conseguiram reduzir as perdas de água decorrentes de vazamentos, erros de medição, ligações clandestinas e outras irregularidades, entre os anos de 2011 e 2012. Nestas cidades, a redução das perdas foi nula ou de até 10%.

Os dados do estudo são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. A última atualização é referente a 2012.

O ranking considera perda aquela água que foi tratada e fornecida para consumo, mas que não foi cobrada porque se perdeu em vazamentos, foi roubada em ligações clandestinas ou teve erros na medição. Sem o retorno do dinheiro gasto com energia e produtos químicos para tratar a água, as empresas investem menos na melhoria do sistema.

Segundo o levantamento, em 62 das 100 cidades analisadas, se perdeu entre 30% e 60% da água tratada para consumo no ano de 2012. Em cidades como Porto Velho e Macapá, a cada 10 litros de água produzidos, 7 eram perdidos.

“Isso é preocupante vindo de cidades que têm poder econômico para resolver essas perdas e que deveriam impulsionar a melhora deste indicador, que tem uma influência grande na expansão do sistema de saneamento básico”, afirma o presidente-executivo da Trata Brasil, Édison Carlos.

Sobre as cidades com perdas acima de 70%, o presidente executivo do Trata Brasil afirma que o quadro é de “descontrole total”. “Não há controle de vazão, de pressão das linhas. As perdas são altíssimas”.