quinta-feira, dezembro 11, 2014

Livro 'Caatinga Selvagem' será lançado em Petrolina nesta quinta-feira (11)

Foto: André Pessoa

Publicação descreve trabalho de conservação de animais feito por equipe do Cemafauna ao longo do Projeto de Integração do São Francisco.

O auditório do Museu da Fauna no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna-Caatinga), no campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco em Petrolina, sertão pernambucano, receberá hoje (11), a partir de 19h30, o lançamento do livro "Caatinga Selvagem - O Legado de um Projeto de Desenvolvimento para a Conservação da Fauna". O evento contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira.

A ideia, concepção e projeto do livro são do fotojornalista recifense, André Pessoa, e textos do jornalista especializado em ambiente e sustentabilidade, Sergio Adeodato. “Caatinga Selvagem” retrata com belíssimas imagens a rica biodiversidade existente na extensão da maior obra hídrica em execução no Brasil (a integração do Rio São Francisco), mais precisamente no sertão do semiárido nordestino. Animais típicos da região como sofreu, beija-flores, gatos-do-mato, tamanduás, morcegos e tantos outros espécimes da fauna do bioma são retratados e descritos na publicação.

Além disso, a dupla registrou as ações que compreendem o trabalho de resgate, cuidados e monitoramento da fauna realizado pelos analistas ambientais e auxiliares de campo do Cemafauna, que seguem determinações do licenciamento ambiental para reduzir impactos à biodiversidade local com a obra da feitura dos canais da transposição. Para tanto, todos esses profissionais contam com uma arrojada estrutura acadêmica composta por laboratórios, clínica veterinária, instalações para acolhimento e tratamento dos animais, tudo isso subsidiado por recursos do Ministério da Integração Nacional.

Os autores
O fotojornalista André Pessoa nasceu em Recife (PE) e deu início à carreira no Piauí, em 1994. Atualmente, dedica seu tempo entre São Raimundo Nonato, no Piauí, e São Paulo, onde se consagrou como um dos mais renomados fotógrafos de natureza. Sua obra consta em diversas revistas, como National Geographic, Discovery, Superinteressante, Terra, História Viva, dentre outras.

Sergio Adeodato é jornalista especializado em ambiente e sustentabilidade e escreve para o jornal Valor Econômico, as revistas Época, Host & Travel e Horizonte Geográfico e o blog Imaflora. É autor de três livros sobre negócios sustentáveis, e, entre outras premiações, foi finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa.

Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário