quinta-feira, dezembro 18, 2014

Petrolândia: Escola de Jatobá promove sarau literário e homenageia centenário de Augusto dos Anjos






A Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Petrolândia – PE, Sertão do submédio São Francisco – GRE - Floresta, realizou na sexta-feira (28/11/2014) das 14h00min às 22h30min horas a culminância do Projeto Interdisciplinar Café Sabor e Aroma Literário através de um Sarau, com a participação de toda comunidade escolar e com convidados da área de educação (professor e ex-alunos da CESVASF). Dentre as atividades apresentadas pelos estudantes sob a orientação de grupo de professores da referida escola tivemos: Encenação do trecho da carta de Pero Vaz de Caminha; Declamação dos Poemas “Navio Negreiro” (Castro Alves) e “Pátria Minha" (Vinícius de Morais); Música “Racismo é burrice" de Gabriel Pensador; Exibição do filme “O Mulato”, encenado pelos alunos; Peças teatrais “A Serpente” de Nelson Rodrigues e "Apenas uma história de amor" de Vinícius de Morais; Relato da experiência da viagem a Sapé-PB, entre outras finalizando com apresentações musicais.

Ver todas as fotos>Sarau Escola de Jatoba

Ressaltamos ainda que durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes vivenciaram momentos alusivos às escolas literárias e, com o intuito de aprofundar os conhecimentos do Pré-Modernismo, foram agraciados com uma viagem a Sapé-PB, cidade natal de Augusto dos Anjos, que está homenageando os 100 anos de nascimento do poeta.

Muito além do se aprende no “chão”da escola, vivenciar, ver, conhecer “in loco”, dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver.Os alunos puderam, assim, associar o que leram ou o que lhes foi lido na sala de aula com as situações e cenários reais, em Sapé-PB, do poeta pré- modernismo Augusto dos anjos, como parte integrante do I Projeto Interdisciplinar “Café Literário”, acrescenta o Profº José Osmar Ribeiro.

A gestora da escola, Nazareth Valgueiro, diz que os alunos demonstraram nas apresentações "muita emoção e paixão, onde todos nós da plateia nos emocionamos".

A professora Jucileide Souza, diz que o projeto foi uma forma de incentiva os alunos a prática da leitura de textos literários e que por meio deste, os estudantes do 1º ano do Ensino médio tem um panorama de toda nossa literatura brasileira da carta de Caminha até os dias atuais. ”É muito satisfatório vê-los declamando, cantando, encenando e demonstrando todo conhecimento adquirido ao longo da vivencia do mesmo”, afirma.

A aluna Maria Aparecida, do 3º Ano do Ensino Médio “D”, afirma que o projeto fez despertar o interesse por outras literaturas além do romance, e conhecer mais profundamente outros escritores e obras.

A educadora de apoio Izabel Cristina, idealizadora do projeto, ressalta que este foi um trabalho que contou com o empenho de todos. Por isso obtivemos grandes êxito, pois desde a elaboração até a culminância pudemos contar com o apoio de todos. Nos agradecimentos finais a todos, ela acrescenta que “nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos”.

Informações e fotos: Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário