quarta-feira, março 05, 2014

Catamarã com 35 turistas afunda em Búzios, no Rio de Janeiro


Um catamarã, com 35 turistas a bordo, adernou, na tarde desta terça-feira, próximo à Ilha Feia, a cerca de dois quilômetros do Centro de Búzios. Os passageiros foram resgatados por outros embarcações que estavam nas proximidades. Uma mulher de 82 anos passou mal e foi levada para o hospital.

Com capacidade para 40 passageiros, o catamarã pertence a empresa Tour Shop, que atende aos turistas que desembarcam dos transatlânticos que ficam fundeados em Búzios. A embarcação foi rebocada. As vítimas do naufrágio estão sendo levadas para o cais de Búzios.

A Ilha Feia fica próximo ao Porto da Barra, em Manguinhos, e no local há um forte movimento de embarcações de turismo, o que acabou facilitando o socorro às vítimas.

- O local tem águas calmas - disse o vice-prefeito de Búzios, Carlos Alberto Muniz.

O catamarã que adernou no mar de Búzios é o único existe na cidade e faz passeios eventuais na alta temporada, principalmente para atender os passageiros dos transatlânticos que fundeiam na cidade. Segundo o secretário de Turismo de Búzios, José Márcio Moreira dos Santos, a empresa Tour Shop, proprietária da embarcação, opera legalmente e tem registro na secretaria de Turismo e na Capitania dos Portos.

- Falei há pouco com o José Augusto, dono da empresa. Ele está tentando entender o que aconteceu. Está providenciando o socorro às vítimas, mas felizmente não há nenhum ferido grave. A empresa tem seguro e documentação está legal. Foi uma fatalidade - lamentou o secretário.

Segundo José Márcio, desde o ano passado a Secretaria de Turismo e a Capitania dos Portos fazem um trabalho conjunto para ordenar o turismo náutico na cidade.

- O quadro era muito ruim. Ainda falta muito para ser feito, mas avançamos bastante na segurança dos passageiros. O catamarã que adernou era o único em operação na cidade. A Capitania dos Portos já foi acionada para investigar as causas do acidente - concluiu.

Passageiros do catamarã contaram que viveram momentos de pânico. Robson Guimarães, que estava com a família no barco, contou que todos sentiram que o catamarã estava inclinando em demasia. Eles falaram com o piloto mas ele disse que não havia nada de anormal.

— O barco afundou muito rápido, em menos de dez minutos. A nossa sorte é que as crianças estavam com coletes. Somente no nosso grupo tinham seis crianças. A água começou a entrar pela parte do fundo do barco onde é possível ver o fundo do mar. Nós perdemos tudo, dinheiro, documentos, tudo, mas temos que agradecer a Deus pela vida — contou Guimarães.

Fonte: Jornal O Globo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário