quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Petrolândia: Servidores da educação entram em greve por tempo indeterminado

Decisão foi tomada na Manhã desta quinta-feira(20) pelo Coordenador do Sindicato dos Professores de Pernambuco-SINPRO-PE, Jackson Bezerra.
Professores decretam greve por tempo indeterminado
Fotos: Assis Ramalho
 Jackson Bezerra, coordenador do Sinpro-PE, entrevistado por Assis Ramalho

Professores da rede municipal de Petrolândia, após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (20), decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. O encontro aconteceu na Praça da Matriz, no centro da cidade, com estimativa de 140 professores à reunião.

Segundo o coordenador do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), Jackson Bezerra, a decisão foi tomada após o posicionamento do prefeito do município, Lourival Simões, de não atender às reivindicações da categoria, que está insatisfeita com a proposta feita pelo Governo do Município. De acordo com Jackson Bezerra, a partir de hoje a categoria vai comunicar ao Judiciário, ao Ministério Público, que as atividades em salas de aula serão paralisadas por tempo indeterminado.

Perguntado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho sobre os motivos da greve, Jackson Bezerra, disse:

"A nossa categoria faz meses que negocia com a Prefeitura Municipal de Petrolândia sobre a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, gratificações, a formação continuada, a melhoria das condições de trabalho, mas não obtivemos êxito. A categoria negociou ao extremo, mas a resposta da Prefeitura não atende às nossas expectativas. A argumentação, no nosso entender, é frágil no sentido de que não leva em conta que nós temos recursos federais que podem ser complementados para que possamos garantir o bom funcionamento da educação. Hoje, vivemos no Brasil uma necessidade de melhoria da educação. Nós estamos em uma cidade que é um grande polo agroeconômico e que precisa ter melhoras, mais educação para que a população possa alcançar ter melhorias sociais. Os professores e a escola pública são instrumentos importantes pra nós. Aqui, em Petrolândia, o que acontece é  uma total falta de respeito com os professores e professoras da rede municipal. A categoria, a partir desta decisão, comunica ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, que estamos paralisando as nossas atividades em sala de aula por tempo indeterminado. Iremos fazer piquetes, palestras, para poder conscientizar a população da nossa pauta, e dizer ao povo de Petrolândia e de toda a região que o nosso compromisso é com a educação do filho de Petrolândia, mas não dá para ter todo esse compromisso sem condições de trabalho. Por isso, quem é responsável por essa deflagração de greve, não tem outro nome, a não ser o prefeito do município de Petrolândia, Lourival Simões."

Perguntamos como e onde vão ser realizados os piquetes e as palestras.

"A categoria vai definir o calendário com o comando de greve e a direção do Sindicato, para que possa ser feito durante todo esse período. Essa greve está sendo deflagrada hoje, por tempo indeterminado, até que as nossas proposições sejam aceitas pela prefeitura de Petrolândia", concluiu Jackson Bezerra.

Para ver mais fotos, clique aqui>Greve Educação Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho