quinta-feira, agosto 29, 2013

Inmetro abre consulta pública para melhorar a qualidade dos televisores


Quem nunca chegou cansado do trabalho e sentou-se diante da tevê para relaxar um pouco? Quantas vezes pegamos no sono com aquele aparelho ligado, sem ao menos assistir ao final do filme? Pois é, o televisor é um dos mais importantes equipamentos da vida moderna, cabendo-lhe, inclusive, um lugar de destaque na sala de milhões de residências brasileiras.

A televisão traz informação, entretenimento e cultura à sociedade brasileira e, por isso mesmo, é o aparelho elétrico mais difundido no país, estando presente em 97,1% dos domicílios do país. E são muitos os modelos, especialmente depois da revolução das “telas finas”, como plasma, LCD e LED. A queda nos preços e as facilidades de crédito auxiliaram a tevê a fixar-se como o equipamento número um do Brasil.

Mas é claro que esse aumento no número de televisores traz algumas preocupações. Afinal, o consumo de energia elétrica deve ter a atenção do consumidor. Aparelhos mais antigos, ainda na tecnologia de tubo, geralmente consomem mais que as modernas telas de LCD e LED. Outro cuidado ocorre com relação à segurança elétrica, já que são frequentes as vezes que se fazem ligações na parte traseira do equipamento, acoplando-se videogames, aparelhos de dvd e outros. Ninguém quer levar um choque nessa hora, não é mesmo?

Pensando em todas essas questões, o Inmetro incluiu os televisores no Programa Brasileiro de Etiquetagem, visando incentivar a produção de equipamentos com maior eficiência energética. Além disso, estabeleceu também requisitos de segurança elétrica, buscando prevenir possíveis acidentes com o produto.

Entretanto, o Inmetro não atua isolado da sociedade e, por isso, quer ouvir sua opinião sobre o tema. Assim, o Regulamento Técnico da Qualidade para Televisores foi colocado em consulta pública para que você, telespectador, possa também ajudar a construir requisitos melhores, incentivando a melhoria da qualidade dos nossos produtos.

Para participar é fácil: acesse o link com o texto do documento, leia-o com atenção, anote suas sugestões e críticas e envie para nós. Você tem o controle nas mãos para ajudar a melhoria da qualidade da indústria nacional. Mudar o canal ou o país é a sua decisão!

Link para o texto: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002006.pdf

Suas críticas e sugestões devem ser encaminhadas por e-mail para: dipac.consultapublica@inmetro.gov.br No título, use o texto “Consulta pública – Televisores”.

Caso prefira enviar sua contribuição por escrito, anote o endereço:

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
Diretoria de Avaliação da Conformidade – Dconf
Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade – Dipac
Rua da Estrela n.º 67 – 2º andar – Rio Comprido
CEP 20.251-900 – Rio de Janeiro – RJ

Blog do Portal do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário