segunda-feira, maio 13, 2013

Tacaratu: Vereadores lutam, em Brasília, por aprovação de PLC que possibilita emancipação de Caraibeiras

Sérgio Murilo, Ricardinho, Paulo Sabino e Teno Madeira
Foto: Assis Ramalho)
Foto
Assis Ramalho entrevista Teno Madeira
Foto
Vereadores em Brasília (DF) na primeira semana de maio
Neste domingo (12), a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com quatro vereadores do município de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. Teno Madeira (DEM), Paulo Sabino (PSD), Ricardinho (PTC), Sérgio Murilo, conhecido por Bui (PR), afirmaram estar de viagem marcada para Brasília, a fim de acompanhar a votação do projeto de lei.

A Câmara Federal deverá votar nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei Complementar de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) regulamentando o artigo da Constituição que prevê a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Na semana passada, deputados de todo o país e representantes de movimentos de emancipação estiveram em Brasília (DF) para pressionar a inclusão, em regime de urgência, da matéria na pauta. Caso o projeto seja aprovado, o distrito só se emancipará se atender a alguns requisitos.

De acordo com informações dos vereadores à nossa reportagem, o distrito tacaratuense de Caraibeiras, conhecido como terra da rede, luta pela emancipação há mais de vinte anos.

Confira abaixo a conversa de Assis Ramalho com os vereadores de Tacaratu.

O vereador Teno Madeira afirmou que já faz vinte anos que Caraibeiras busca a emancipação e que essa é uma luta que vem  desde a época de seu pai.

"Assis, a gente vem de uma jornada que já dura vinte anos, que (é o tempo que) Caraibeiras luta por essa emancipação. Essa luta vem desde a época do meu pai. Então, desde que a gente conseguiu se eleger naquela Casa Legislativa, que a gente busca e luta por esse reconhecimento, para que Caraibeiras possa ter esse poder de passar a ser cidade. E o povo junto com a gente, que somos vereadores, temos lutado muito, junto com o apoio de deputados estaduais e deputados federais. Há quatro anos que a gente anda para Brasília. Inclusive nós fomos agora na semana passada lá em Brasília, fazendo um movimento junto com comitivas de outros municípios, porque é uma série de municípios que também estão nessa luta. E a gente está muito contente, porque sabemos que estamos muito próximos de conseguir essa vitória. A gente acha que 50% já saiu do papel. Isso porque esse requerimento se encontrava na casa legislativa do Senado desde o ano de 2008, e agora, na última semana, esteve em pauta esse requerimento na Câmara e foi aprovado por uma grande maioria dos deputados, com 453 votos. Na próxima terça-feira (14) vai ser votado novamente. E agora, logo após esta entrevista ao Blog de Assis Ramalho, nós estamos nos deslocando com destino a Brasília, para novamente fazer esse movimento, para que essa PLC seja aprovada, e que seja devolvido aos estados o poder da emancipação. E, com isso, a gente possa sonhar em emancipar a nossa Caraibeiras", afirmou Teno Madeira.

O vereador Paulo Sabino afirmou à nossa reportagem que está muito otimista quanto à vitória, porque sabe que Caraibeiras tem plena estrutura e preenche todos os requisitos que determinam as leis do Estado para ser uma cidade. Ele acredita que mais de 90%  da população de Tacaratu sonha com esse acontecimento. 

"Assis, eu estou muito otimista quanto a essa vitória. A gente sabe que, hoje, Caraibeiras tem plena estrutura e preenche todos os requisitos que determinam as leis do Estado para ser uma cidade. Caraibeiras está hoje acima dos padrões. Então, eu acredito que nesta terça-feira nós vamos conseguir essa vitória, porque a gente acredita que esse projeto de lei vai retornar para os estados (o poder de propor a emancipação), porque Pernambuco tem pleitos de 28 distritos para passarem a ser cidades, e, se eu não me engano, Caraibeiras está em 6º lugar, com proporções firmes para se tornar uma cidade. Portanto, eu acredito que o povo de Caraibeiras vai abraçar essa causa, vai ficar com orgulho de nós, porque fazemos a política no município e nos preocupamos com o nosso povo, porque fomos votados pelo povo, e temos que dar essa satisfação ao povo de Caraibeiras", declarou Paulo Sabino. 

A nossa reportagem quis saber se a maioria da população do município de Tacaratu aprova a emancipação. 

"Assis, eu acredito que todos os tacaratuenses estão abraçando essa causa. A gente não pode dizer que a causa é abraçada por 100% da população, mas eu acredito que cerca de mais de 90% sonha com esse acontecimento. Eu acho que você, Assis, conhece todo o desenvolvimento econômico que existe hoje em Caraibeiras. Existe o artesanato que está abrangendo a América Latina, inclusive até países da Europa, e isso está alavancando cada vez mais o sucesso do artesanato de Caraibeiras, inclusive podendo trazer um pólo têxtil maior para a nossa cidade", respondeu Paulo Sabino.

Perguntamos se não vai haver ciúme da população de Tacaratu em ver Caraibeiras ser transformada em cidade autônoma.

"Eu acredito que não vai causar nenhum ciúme, porque o pessoal de Tacaratu é muito conservador e muito cultural. Então, essa questão de ciúme não vai acontecer não, porque somos muitos religiosos e também somos conservadores da nossa cultura. Eu acho e acredito que, quando se sonha com o progresso e com o desenvolvimento, todos apoiam", finalizou Paulo Sabino.

O vereador Ricardinho (PTC) disse estar viajando a Brasília, junto com os seus companheiros vereadores, em busca de apoio dos deputados.

"Nós estamos indo a Brasília para participarmos desta importante reunião e, consequentemente, pedir o apoio dos deputados para emancipar não só Caraibeiras, como outros municípios", disse Ricardinho.

Já o vereador Sergio Murilo (PR) disse que a luta já vem desde   mandato anterior, quando se iniciou o processo de luta pela emancipação.

"Assis, é com muito prazer que estamos abraçando essa causa. O povo de Caraibeiras está nos apoiando e está nos fortalecendo nesta luta que a gente já vem trazendo desde o outro mandato, quando a gente iniciou o processo de emancipação, inclusive a gente faz parte da comissão emancipalista do município de Tacaratu. Vale lembrar que, quando a gente teve o nosso primeiro encontro em Brasília, foi um começo, com um pequeno movimento com o pessoal do Maranhão, do Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Inclusive tem um cidadão do Maranhão, que é Augusto César, um enfrentante das manifestações das emancipações que abraçou essa causa junto com a gente, e nós temos muita fé e esperança. Das reuniões de que participamos, essa mais recente foi a mais positiva porque, inclusive, teve a participação do presidente da Câmara dos Deputados lá em Brasília, que foi o deputado Henrique Eduardo Alves, que nos deixou muito cientes de que, nesta terça-feira (14), vai colocar a pauta em votação e, logo após, vai acontecer a autonomia para o estado de Pernambuco (apreciar a questão). Com isso, a gente vai trabalhar fortemente com os deputados estaduais e com o governador Eduardo Campos, para que ele realize este nosso sonho, como foi realizado o sonho da adutora do São Francisco", declarou Sérgio Murilo. 

A nossa reportagem perguntou a Sérgio Murilo sobre o  procedimento a ser seguido se a lei for aprovada nesta terça-feira (14):
"Assis, o procedimento é o seguinte: A lei vai voltar a autonomia para Pernambuco, e daí por diante, o que é que vai acontecer? Vai ser feito o estudo de viabilidade, que é um estudo que vai mostrar que realmente aquele distrito que pleiteia a emancipação tem potencialidade para passar a ser cidade. Com isso, vão ser feito os requisitos de quantas casas de alvenaria existem, quantos empregos de carteira assinadas, quantas escolas, se existe hospital, se existe creche, enfim, é uma série de requisitos. Vai também ter o Plebiscito do sim e do não, para saber se Tacaratu aprova, se Caraibeiras aprova e assim por diante. Vai ser um processo longo, não vai ser uma coisa rápida, mas é uma coisa que os vereadores de Tacaratu, na minha pessoa, na pessoa de Sérgio Murilo, de Ricardinho, de Teno e de Paulo Sabino, e a gente está engajado neste movimento. Estamos pleiteando fortemente nos gabinetes dos deputados onde estivemos, lá em Brasília. Do deputado (Anthony) Garotinho, que é a liderança do PR(RJ), estivemos com o deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), do nobre deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), entre outros que estão dando uma força, e sempre fazendo com que a gente possa realizar esse sonho." 

Perguntamos o motivo de estarem viajando a Brasília os vereadores da oposição ao governo de Tacaratu e nenhum da situação.

"Assis, é até um assunto complexo e eu não posso falar por eles, por quais motivos eles não participaram. Eu só sei que a gente, graças a Deus, teve essa força de vontade e estamos tendo o apoio de outras pessoas que ajudaram a gente, para que a gente possa chegar lá". 

O vereador pede apoio ao Blog de Assis Ramalho: 

"Hoje (domingo, dia 12) a gente vai viajar para Brasília. Na semana passada nós fomos de avião, mas hoje a gente vai de carro, pelas nossas condições financeira. Hoje nós viemos aqui em Petrolândia conceder essa entrevista e também pedir o apoio do Blog de Assis Ramalho, porque eu sou um dos leitores acirrados e aguerridos, que não deixam de acessar o seu Blog, assim como a população de Tacaratu também lê o Blog de Assis Ramalho, e quero dizer que esta luta é uma coisa que a gente tem que ter muita força de vontade para persistir e vencer."

Perguntamos se o vereador estava otimista quanto à vitória nesta terça-feira (14):

"Estou muito otimista, confiante que a gente vai voltar de Brasília com a vitória. Eu não tenho dúvida disso", concluiu Sérgio Murilo.

Para ver mais fotos, clique aqui>Assis Ramalho entrevista vereadores de Tacaratu

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e reprodução Facebook/Teno Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário