sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Secretário de Desenvolvimento de Petrolândia, Rogério Viana alerta para nível crítico do Lago de Itaparica após manutenção de redução da vazão pela ANA

Petrolândia (PE) é banhada e abastecida pelo Lago de Itaparica, da UHE Luiz Gonzaga
(Foto: Lúcia Xavier)

Essa é pra passar o Carnaval preocupado. Mais uma vez a situação do Lago de Itaparica tende a se agravar nos próximos 30 dias, pois a ANA - Agência Nacional de Águas resolveu manter a vazão baixa nos reservatórios de Sobradinho e Xingó (Itaparica fica entre os dois reservatórios). Pela previsão da Chesf, hoje (28/02/2014) o Lago de Itaparica deve estar com apenas 29,3% do volume útil. Isso significa que, no final de março com a vazão reduzida são grandes as chances do nível baixar até os 25%. Chegando a essa situação, os problemas de captação de água para os diversos usos será ampliado e estará a beira do colapso.

A piscicultura também será prejudicadas já que a redução no volume de água aproxima os peixes da algas e diminui a oferta de oxigênio. Por outro lado, os repasses da Chesf ao Município referente aos royalties e ICMS também serão ainda mais afetados negativamente.

É realmente preocupante, pois vejam o alarde da imprensa nacional com relação aos níveis dos reservatórios do sul e sudeste, quando estes estão na média dos 30%. É importante divulgar para que a população, os usuários diretos e as autoridades estejam cientes do que esta acontecendo e de quais medidas podem ser tomadas para mitigar a situação.

Veja o fax em anexo>Fax comunicado Chesf

Marcos Rogério Viana/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário