sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Petrolândia: Professores em greve realizam passeata e apitaço no centro da cidade








Após decidirem em assembleia, ontem (20), decretar greve por tempo indeterminado, os professores da rede municipal de ensino de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, realizaram passeata no centro da cidade nesta sexta-feira (21).

Além da passeata pelas ruas e avenidas da cidade, os educadores visitaram pontos estratégicos, levando sua mensagem, como o Mercado Público, onde ocorria a feira livre, e a Câmara Municipal, em que acontecia reunião da UVP-União dos Vereadores de Pernambuco.

A categoria cobra a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, gratificações, formação continuada, concurso público e melhoria das condições de trabalho.

A manifestação, que terminou por volta do meio dia, transcorreu de forma pacífica e sem incidentes.

Em texto enviado ao Blog de Assis Ramalho, o professor Evaldo Nascimento explica a mobilização. Veja abaixo na íntegra:

GREVE DEFLAGRADA EM PETROLÂNDIA

"Os Professores da Rede Municipal de Petrolândia, deflagraram greve nesta quinta-feira (20), paralisando as atividades por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada pela
manhã, na Praça da Matriz, no centro da cidade e contou com a participação de cerca 140 professores.

A proposta feita pelo poder executivo não atendia as reivindicações dos docentes. De acordo com o Coordenador Geral do Sinpro Pernambuco, Jackson Bezerra, fazia alguns meses que o Sindicato vinha tentando avançar nas negociações com a Prefeitura, mas não obteve êxito.

A categoria cobra a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, gratificações, a formação continuada e a melhoria das condições de trabalho.

O Sinpro junto ao comando de greve definirá um calendário para a realização de piquetes e palestras, no intuito de conscientizar a população da justeza da pauta reivindicatória dos docentes.

“Vamos dizer ao povo de Petrolândia que o nosso compromisso é com a educação e que o grande responsável pela deflagração dessa greve, é o poder executivo. As atividades em sala de aula serão paralisadas até que as reivindicações da categoria sejam aceitas pela Prefeitura”, concluiu Jackson.

Nesta sexta feira os professores pelo segundo dia consecutivo, mantiveram a GREVE com uma caminhada e apitaço nas ruas da cidade, passando pelo mercado público e por uma participação no encontro dos vereadores na Câmara municipal.

A GREVE terá continuidade nesta segunda feira, onde os professores planejam fazer piquetes em algumas escolas com esclarecimentos aos pais e a comunidade das motivações do movimento e a categoria aguarda a negociação."

Para ver mais fotos, clique abaixo:
>Manifestação professores nas ruas de Petrolândia
>Manifestação professores na Câmara (Reunião da UVP)
Fotos: Assis Ramalho