quarta-feira, agosto 01, 2012

Assis Ramalho entrevista Aguinaldo Fenelon de Barros, Procurador Geral do MPPE

Aguinaldo Fenelon, primeiro Procurador Geral do Ministério Público a visitar Petrolândia, é entrevistado por Assis Ramalho.

Em visita a Petrolândia, na noite da última sexta-feira (27), quando participou de sessão solene da Câmara de Vereadores para entrega de Títulos de Cidadãos  Honorários de Petrolândia à Sra. Maria do Carmo Santos,  ao Dr. Dorgival Soares de Souza (atual Juiz de Direito da Comarca de Recife-PE), ao Dr. Ivo Pereira de Lima (atual Promotor de Justiça da Comarca de Escada-PE) e ao Sr. José Aniceto de Carvalho (Oficial de Justiça da Fórum de Petrolândia), o Procurador Geral do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros, concedeu entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho.

Nesta entrevista, o Procurador critica o distanciamento de delegados, juízes e até mesmo do antigo Ministério Público em relação ao cidadão. Segundo ele, essas autoridades se concediam tão grande importância que achavam que não deveriam conversar com o cidadão.

Segundo Fenelon, as autoridades não exigiram dos poderes executivos (municipal, estadual e federal) a criação de adequadas políticas públicas e, por isso, hoje a violência impera no país.

Ainda segundo o Procurador, há um poço de vaidade em que as autoridades mergulharam há muito tempo atrás, e isso fez com que a violência aumentasse, mas nunca é tarde para corrigir o que foi feito de errado lá atrás, e ele espera que a sociedade cobre das autoridades a aproximação para o caminho da paz no Estado de Pernambuco.

Na entrevista, o Procurador informa os projetos de sua autoria, voltados para a cidadania. São doze projetos ao todo, entre eles um de combate ao racismo, outro que proíbe venda de bebidas alcoólicas em torno das escolas públicas. Para combate às drogas há o projeto “Pernambuco contra o Crack”. O "Carne de Primeira" proíbe a venda de carne de animais abatidos nos fundos de quintais, ou seja, em abatedouros clandestinos. Outro projeto, que é o "MPPE nas Escolas", orientando os alunos nas escolas, entre outros. O Procurador comprometeu-se a vir ainda este ano a Petrolândia conversar com as autoridades locais.

Acompanhe abaixo a entrevista do Procurador Geral do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros, concedida ao Blog de Assis Ramalho, na íntegra:

Assis Ramalho: Dr. Agnaldo, primeiramente muito obrigado por ter comparecido aqui em nossa cidade (Petrolândia) e, aproveitando, faça um resumo sobre o seu lindo discurso (na Câmara de Vereadores) .

Aguinaldo Fenelon: Hoje eu vim aqui parabenizar o colega Ivo (Dr. Ivo Pereira de Lima, promotor de justiça da Comarca de Escada) pela homenagem recebida hoje, aqui em Petrolândia, e dizer que as autoridades precisam conversar com o povo. Essa história de promotores, juízes e delegados ficarem trancados em gabinetes, isso é um erro muito grande. A gente precisa visitar as escolas públicas, privadas. Precisa também visitar as associações de bairros, precisa conversar com a sociedade e saber quais são seus anseios sociais para a gente tentar resolver. A autoridade não é maior do que o povo. A autoridade, ela nasceu para servir (ao povo ). E por isso que hoje eu vim lançar esta proposta aqui, para as autoridades se reunirem pelo menos uma vez por mês para discutir os problemas locais e encontrar a saída. Então eu deixo essa mensagem a todo povo aqui de Petrolândia, que nós só seremos fortes na hora em que nós ficarmos unidos, e a humildade é o maior caminho para o encontro da paz.

Assis Ramalho: Uma coisa muito importante que o senhor falou aí, Dr. Agnaldo, é que quem faz a justiça não pode caminhar distante do povo. Também os nossos governantes não vem pecando (desde) há muitas décadas atrás?

Aguinaldo Fenelon:  É. Há muito tempo que esse poço de vaidade em que as autoridades mergulharam, há muito tempo atrás, fez com que hoje a violência aumentasse. Delegados, juízes e até mesmo o Ministério Público antigo, que achava que não podia conversar com o povo, se distanciaram da sociedade. Não exigiram também dos poderes executivos as políticas públicas, e hoje a violência impera no país. A violência impera até no interior, onde antigamente o povo ficava sentado na calçada até tarde (da noite), e hoje não tem mais isso, porque se pecou, se errou. Mas nunca é tarde para corrigir e espero que a sociedade cobre das autoridades a aproximação, para a gente encontrar um caminho melhor, o caminho da paz no nosso Estado de Pernambuco.

Assis Ramalho: Eu sei que é difícil, mas faça um rápido resumo  do brilhante trabalho do senhor frente ao Estado.

Aguinaldo Fenelon: Nós apresentamos doze projetos de cidadania. Um que combate o racismo, outro que proíbe venda de bebidas alcoólicas em torno das escolas públicas. Outro que combate as drogas, que é "Pernambuco contra o Crack". Outro, que é o "Carne de Primeira", que é a proibição de venda de carne abatida nos fundos de quintais ou nos sítios, para vender as pessoas. Outro (projeto) que é o "MPPE  & Escola", orientando os alunos nas escolas (sobre o consumo consciente). São realmente doze projetos, que em outro dia eu voltarei aqui, para lhe dar uma outra entrevista, junto com o promotor e fazer uma reunião com a sociedade. Me comprometo ainda a, até o final do ano, retornar a esta cidade para dar um abraço e conversar também com todo o povo desta cidade. Através das autoridades, fazer uma reunião para encontrar um caminho, um caminho que todos querem nesta cidade para viver melhor.

Assis Ramalho: Petrolândia agradece.

Aguinaldo Fenelon: Quem agradece sou eu, em nome do Ministério Público Pernambucano.



Reportagem: Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Um comentário:

  1. Quero aqui parabenizar o excelente trabalho deste brilhante Procurador, venho acompanhando e vendo que Pernambuco tem muito a ganhar com uma Autoridade no seu porte. Vejo o desejo de dias melhores para nosso sertão por parte de Sua Excelência.

    ResponderExcluir