08 setembro 2025

Petrolândia sedia Posse Festiva dos novos dirigentes do PT no Sertão de Itaparica, com homenagens e participação de senadores e deputados

Dirigentes empossados (Fotos: Lúcia Xavier Ramalho)
Mesa de honra na execução do Hino de Pernambuco
Ainda no cargo de presidente do PT Petrolândia, o anfitrião Daniel Filho fez o primeiro discurso na mesa de honra 
Rayane Sales discursa depois da posse na presidência do diretório do PT em Petrolândia. 

Por Lúcia Xavier Ramalho

Com a presença de grande público e excelente organização, aconteceu na manhã do último sábado, 06 de setembro de 2025, a Posse Festiva dos novos dirigentes de diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT) no Sertão de Itaparica. Petrolândia sediu a primeira posse regional realizada pelo partido. O ato ocorreu no Espaço Vip, na Quadra 14, onde se reuniram lideranças petistas, correligionários, simpatizantes, militantes e filiados.

Às 8h00, o público foi recepcionado à entrada pela dirigente local eleita Rayane Sales e convidado a servir-se do café da manhã. Por volta das 9h40, com a chegada da senadora Teresa Leitão, deputado Carlos Veras, foi convocada a plenária para o início da cerimônia. Inicialmente foi composta a mesa de honra: Daniel Filho - então presidente do PT-Petrolândia, Natanael Caetano - presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolândia, Clebson Gomes - presidente do Movimento dos Sem Terra-MST - Sertão de Itaparica, deputado federal Carlos Veras - presidente do PT-Pernambuco, Rosa Amorim - deputada estadual PT, Adimilson Nunes, diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Rurais de Pernambuco (Fetape) e representante do deputado estadual Doriel Barros, José Cláudio - Superintendente do INCRA Submédio São Francisco, Fabiano Marques - prefeito de Petrolândia, Teresa Leitão - Senadora PT, Kari Santos - vereadora PT de Recife, Guylherme Oliveira, dirigente da Juventude do PT-PE e Ivete Caetano - presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Educação de Pernambuco (Sintepe), pré-candidata a deputada estadual pelo PT. 

Presidenta do Sintepe, Ivete Caetano é pré-candidata à Alepe

Também compôs a mesa Keno do Logradouro, autointitulado em seu pronunciamento como primeiro vereador indígena eleito em Petrolândia - depois de Eudes Fonseca - e segundo vereador do PT no município, após o mandato de Elita Ramalho - mas, depois também de Fernando Evaristo de Souza (2004), Osvaldo Joaquim Xavier (2004) e Evaldo da Melancia, o mais bem votado em 2024. 

Ainda foram convidados a compor a mesa, posteriormente: o cacique Tuxá-Pajeú Adriano Pajeú, co-vereador do PT com Ailton Pajeú, em Itacuruba, e o senador Humberto Costa, que chegou mais tarde, depois de participar de reunião em Serra Talhada. 

Ausência registrada do vereador Evaldo da Melancia, implantado no PT para a eleição de 2024 e reeleito com o maior número de votos para a Câmara Municipal de Petrolândia.

Instalada a mesa de honra, foi reproduzido o Hino de Pernambuco. Em seguida, componentes da Junina Brilho Matuto apresentaram coreografia com a música Boato Ribeirinho (Targino Gondim), com os dançarinos Pedro Araújo, Guilherme, Stefania e Azenate. 


A seguir, iniciaram-se os pronunciamentos na mesa de honra. Discursos contundentes e alertas para a necessidade de reeleger o presidente Lula, o senador Humberto Costa que concluirá mandato em 2026, e eleger deputados alinhados com o projeto do atual governo marcaram o ato de posse, além de palavras de ordem contra a anistia dos acusados de golpismo, em julgamento pelo STF. Foi lembrado por alguns o nome do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deverá ser apoiado pelo PT na disputa pelo Governo de Pernambuco, no próximo ano. 

Senadora Teresa Leitão
Senador Humberto Costa

Vídeos: Pronunciamentos da Mesa de Honra, homenagens e 1ª posse coletiva do PT Sertão de Itaparica

Em destaque ainda as saudações aos petistas, renovadas em vários discursos, em especial à primeira vereadora eleita pelo PT em Pernambuco, Elita Ramalho, e ao ícone do movimento sindical pernambucano Vicente Coelho, ambos de Petrolândia.

Deputada estadual Rosa Amorim despediu-se do público após o pronunciamento, para participar de outra agenda, à tarde, no Agreste
Prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques 

O prefeito de Petrolândia Fabiano Marques (Republicanos) concluiu seu pronunciamento com pedido de apoio à eleição do filho pré-candidato a deputado estadual, o médico Bruno Marques (PSB). Em aliança com o diretório do PT no município, firmada em 2024, e com dois candidatos de sua base eleitos pelo partido, foi criada a Secretaria Municipal de Reforma Agrária, primeira do gênero no país, especialmente para PT e MST.

Após o roteiro de pronunciamentos, Leo Lins fez um discurso de homenagem a militantes históricos para Elita Ramalho, Marta Isabel, Marluce Generoza, Vicente Coelho, Cláudio Aureliano, e a memória de Januário, Manoel Tomaz Caetano, Eraldo José Souza e Gildo Xavier. Receberam placas de honra Elita Ramalho, Vicente Coelho, Marluce Generoza, Cláudio Aureliano, Natanael Caetano e Mônica Caetano, por sua contribuição e em memória do pai Manoel Caetano, e Daniel Filho.

Leo Lins discursa em homenagem a militantes históricos
Militantes homenageados com placas comemorativas

Na sequência, a mesa de honra foi recomposta, com o presidente do PT-PE Carlos Veras, a senadora Tereza Leitão, o senador Humberto Costa e os dirigentes eleitos para presidir os diretórios de PT no Sertão de Itaparica. Carlos Veras declarou empossados: Rayane Sales Nunes, de Petrolândia, Emanoel Carlos de Souza, de Jatobá, Wellington Preslley Guedes de Sá, de Floresta, Adimilson Nunes de Souza, de Itacuruba, Joseph Soares Pires de Souza, de Belém do São francisco, e Noêmia Lopes da Silva Neta Freire, de Carnaubeira da Penha. 

Antes de discursar, Rayane Sales apresentou os novos diretores do PT-Petrolândia: vice-presidenta  Mônica Caetano, secretária de Organização Niedja Batista, secretária de Finanças e Planejamento Lucilene Viana, secretária de Formação Política Cristiane Albuquerque "Titi", secretário de Comunicação Leo Lins, secretário de Movimentos Populares Clebson Gomes, secretário de Juventude Felipe dos Santos, secretário de Cultura Edinilson Barbosa, secretária de Mulheres Maria Luiza Basílio, secretário dos Povos Originários João Paulo e secretário de Mobilização Cristiano Antonio "Noninha". 

A chef petrolandense Luana Lemos foi responsável pelo almoço, servido ao som de música ao vivo com Heberty Henrique e Lilia Viana. 

Mais fotos abaixo


Lúcia Xavier Ramalho, Ingryd Correia e Kathyane Xavier




Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.