quinta-feira, maio 12, 2022

Petrolândia/Tacaratu: Rita de Kássia, Secretária da Associação Quilombola Borda do Lago é aniversariante do dia; Saiba sobre o papel desempenhado por essa mulher com mais de 20 anos de ativismo no currículo


Nesta quinta-feira (12/05/2022) a petrolandense Rita de Kássia, secretária da Comunidade Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta, situada no limite entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebe felicitações pela passagem do seu aniversário. 

Uma das inúmeras felicitações vem da própria diretoria da Comunidade Quilombola.

Feliz aniversário, amiga querida! Desejo que seu dia seja especial e que seus sonhos se realizem através de seu esforço diário, talento e vontade de vencer.

Uma guerreira como você é uma inspiração para todas nós! Continue correndo atrás do que quer e lutando pelo que acredita, eu tenho certeza que o universo tem muitas surpresas maravilhosas reservadas para você. 

Feliz vida nossa querida 

Saiba sobre Rita de Kássia

Em março de 2018 a petrolandense Rita de Kássia, então diretora da Comunidade Quilombola Borda do Lago e diretora executiva na Secretaria Municipal de Cultura, foi uma das homenageadas no evento 30 Mulheres de Expressão do Sertão de Itaparica, promovido pela ABCDE/CESVASF, sediada em Belém do São Francisco, e pela Revista Movimento, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, na noite de 28 de março.

Ativista conhecida na região, Kássia já desenvolvia um importante trabalho na luta pelos direitos dos quilombolas da comunidade borda do lago, que fica entre os municípios de Petrolândia e Tacaratu. Durante anos lecionou na escola da comunidade, levando até as crianças um conhecimento que vai além da grade curricular de ensino. ''Eu sempre consegui abordar assuntos que remetem aos nossos antepassados, aos curandeiros da comunidade e às lideranças. É feito todo um resgate da nossa história e no dia 20 de novembro temos um festival onde acolhemos outras comunidade e apresentamos várias manifestações culturais, como o maculelê'', explica a secretária.

Formada em pedagogia e pós graduada em psicopedagogia clínica, além de possuir diversas formações educacionais, oferecidas pelo Governo Federal, Rita dialoga com a gestão municipal em nome da comunidade desde 2005

Fundadora e primeira presidente da associação Quilombola Borda do Lago, ela já foi auxiliar de serviços gerais, merendeira, professora de escola quilombolas e sempre fez a diferença por onde passou. promovendo a valorização das suas raízes. ''Gosto de ajudar e defender o direito das pessoas',' diz

Com mais de 20 anos de ativismo no currículo, Cássia participa constantemente de fóruns e encontros que debatem os direitos e a representatividade dos remanescentes quilombolas. Segundo ela, durante a caminhada surgiram vários 'nãos', mas eles nunca foram capazes de desmotiva-las. ''é minha maneira de resistir'', explica.

Apesar de morar na cidade, Rita de Kássia ainda mora na comunidade quilombola onde nasceu e criou-se, local onde atualmente abriga mais de cem famílias cujo meio de subsistência é a agricultura e o artesanato. Apesar dos constantes questionamentos, ela diz que não pretende sair de lá nunca. ''Não posso deixar o meu lugar, meu berço, minha casa. É lá que coloco meu pé no chão, danço, corro e sou feliz. É lá que posso dizer para o meu povo, vamos à luta''.

Parabéns! e feliz aniversário, Rita de Kássia!

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário