quarta-feira, outubro 13, 2021

Petrolândia: Alegria, reencontros e muita resenha nos 48 anos de história do Independente Futebol Clube (fotos e vídeos)


Fotos: Lúcia Xavier


 

No sábado passado (09/10/2021) o mais antigo time de futebol de Petrolândia, o Independente Futebol Clube, fundado em 10/10/73, celebrou seu aniversário de 48 anos. Seu fundador, o presidente Ivanildo Vieira (Tuí) reuniu alguns dos antigos jogadores que fizeram história no clube.

O encontro em meio a muitas recordações e resenhas aconteceu na Chácara do amigo Miguel, no sítio Brejinho, zona rural de Petrolândia. VEJA MAIS ABAIXO FOTOS E VÍDEOS COM RELATOS (RESENHAS/HISTÓRIAS RELEMBRADAS) NO PERÍODO DOS BONS TEMPOS DO I.FC

Um pouco da história do Independente, contada por Assis Ramalho

O clube foi fundado em outubro de 1973 pela família Vieira, através de Tuí (Ivanildo Vieira do Nascimento).

O Independente F.C. brilhou numa época em que os jogadores atuavam por puro amor ao futebol, muito ao contrario dos tempos de hoje, em que os jogadores viraram mercenários da bola, atuando por aquela equipe que lhe pagam mais, seja recebendo dinheiro, seja recebendo bens materiais. Com isso, o futebol amador perdeu a graça. Acabou o tempo em que o jogador tinha amor ao time que defendia.

Eu digo isso porque eu sou um exemplo vivo. Tive a felicidade e a honra de jogar no Independente por mais de 15 anos. Mas antes, na minha adolescência, eu já era um torcedor de carteirinha (literalmente), e não perdia um jogo do time. Saudades tenho dos tempos em que eu ia aos campos da velha Petrolândia ver os meus ídolos Antônio de Euzébio, França, Eron, Guga, Metralha, Fedegoso, Agobar, entre outros. Anos depois, eu tive o prazer de jogar ao lado da maioria deles.

Vale lembrar que, naquela época, o futebol amador caminhava com suas próprias pernas, ou seja, não recebia ajuda de prefeitura nem de comércio, por exemplo.


Mesmo assim, caminhando com suas próprias pernas e em meio a muitas dificuldades, fez história tornando-se um verdadeiro ''papa-taças'' em vários campeonatos em que disputou ( em Itaparica/Jatobá, Petrolândia, etc.).

Salve o futebol! Salve o glorioso e eterno Independente F.C.

Veja abaixo vídeos e fotos do encontro de sábado, 09 de outubro de 2021.

Nos vídeos muitas resenhas (histórias) foram relembradas





















VEJA TAMBÉM


Em 2002 morria Agobar, um dos maiores jogadores da história do Independente. Na época, esse blogueiro e radialista escreveu crônica em homenagem ao ex-jogador. Assista ao vídeo na interpretação de minha esposa blogueira Lúcia Xavier.

Petrolândia: Nos 48 anos do Independente FC, Assis Ramalho relembra sua gloriosa história

Em pé: José Vieira, Metralha, Fernandão, Eron, Mário Jorge e Fedegoso. Agachados: Pantica, Ivaldo, Lôxa, Tuí, Ozevan e Moacir de Duduta

Acervo de fotos

I.F.C - Primeiro time Campeão Itaparicano, em 1981 - Em pé: Dadá, João, Assis Ramalho, Grilo, Lopes e Jurandir. Agachados: Dido de Pavão, Laílton, França, Dinho e Eron

 I.F.C - Primeiro time campeão da Nova Petrolândia (1989) - Em pé: Miguel, Valdão, Assis Ramalho, Ivaldo, Nel, Paulão e Miler. Agachados: Punaré, Jota, Tico, Souza, Edson Madera e Eron. 
I.F.C - Campeão do Campeonato Municipal de 1996


Década de 1970 - Em pé: José Vieira, Metralha, Fernandão, Eron, Mário Jorge e Fedegoso. Agachados: Pantica, Ivaldo, Lôxa, Tuí, Ozevan e Moacir de Duduta


RELEMBRE TAMBÉM

Clíque e relembre

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário