quarta-feira, agosto 25, 2021

Hoje é celebrado o dia do feirante; parabéns aos nossos ''Guerreiros e Guerreiras'' de Petrolândia-PE

Maria José: Feirante do Mercado Público de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Mercado Público de Petrolândia  - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Simão: O mais antigo comerciante das feiras livres de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Hoje, quarta-feira 25 de agosto é celebrado O Dia do Feirante. 

Este é o dia de homenagear os feirantes de Petrolândia e os que estão espalhados por todo o território brasileiro, profissionais considerados peças importantes para movimentar a economia regional e nacional.

Com produtos frescos, frutas, legumes, verduras ou mesmo objetos para o lar, as feiras livres são parte fundamental de quase todas as cidades no Brasil


Esses trabalhadores costumam ter uma rotina de trabalho cansativa, acordando muito cedo, realizando intenso esforço físico e, mesmo assim, recepcionando com simpatia os clientes. Eles são responsáveis por levar diversos alimentos à mesa do povo brasileiro.

A importância do pequeno agricultor

O pequeno agricultor da agropecuária apresenta um papel importante na oferta de alimentos para feiras, produzindo cerca de 70% dos alimentos consumidos no país, com propriedades de até 80% da mão de obra rural. Grande parte desses alimentos consumidos em casa vêm de pequenos agricultores, que necessitam de uma maior valorização no incentivo do seu trabalho!


Origem do Dia do Feirante

Esta data é uma homenagem à primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914. Tal evento aconteceu no Largo General Osório, no bairro Santa Efigênia, em São Paulo.

Algum tempo depois, o prefeito da capital paulista, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com o ato nº 625, em 28 de maio de 1934.

Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.

VEJA ABAIXO FOTOS/ARQUIVO DE ASSIS RAMALHO DOS FEIRANTES DE PETROLÂNDIA-PE
















'






FEIRA LIVRE DA VELHA PETROLÂNDIA

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário