sexta-feira, julho 16, 2021

Funarte e UFRJ lançam Festival Arte de Toda Gente

Da esquerda para a direita, acima e abaixo nas colunas: Hugo Pilger, Lucas Ciavatta, Juliana Melleiro, Pedro Bittencourt, Marco Catto, Crismarie Hackemberg, Mestre Pirulito, Bianca Almeida, Daniel Reginato, Aloysio Fagerlande e Nayana Torres; participantes do Festival Arte de Toda Gente (Fotos: Divulgação)

Começa no próximo dia 21 de julho o Festival Arte de Toda Gente, que vai reunir dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só evento, estarão combinadas de forma complementar atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Lançados ao longo de 2020 os projetos compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O Festival se inicia com uma série de oficinas gratuitas – algumas delas abertas, outras, com limitação do número de participantes, para as quais serão necessárias inscrições prévias online pelo site www.artedetodagente.com.br. As primeiras oficinas estão na Academia Virtual Sinos, que oferecerá a alunos e integrantes de orquestras de projetos sociais aulas ao vivo de diversos instrumentos, ministradas por professores de uma das vertentes do Sinos, o Projeto Espiral. Entre eles estarão Moisés Pena (oboé), Fausto Borém (contrabaixo), Pedro Bittencourt (saxofone), Aloysio Fagerlande (fagote), Pedro Moita (percussão), Marco Damm (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Marco Catto (viola).

O canto coral é o tema de outro conjunto de oficinas, estas destinadas a regentes e professores e que abordarão temas como Preparo vocal para coro infantil, Canto coral e percussão corporal, Arranjo vocal e Musicalização e inclusão no canto coletivo, todas a cargo de professores participantes do projeto Um Novo Olhar.

Já o brasileiríssimo maracatu é o tema de uma oficina oferecida pelo Bossa Criativa e que terá Asidezio Santana, o famoso Mestre Pirulito, como professor, em 10 videoaulas semanais.

Em sua sequência, nos próximos meses, o Festival Arte de Toda Gente oferecerá uma série de apresentações e mostras, algumas delas tendo como atrações artistas e grupos de nove cidades em que estão localizados pontos do patrimônio cultural brasileiro – Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Cristóvão (Sergipe); São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul).

Na programação, atividades relacionadas à poesia, fotografia, teatro, música, dança, artes plásticas, moda, gastronomia e economia criativa, desenvolvidas em conjunto com as secretarias de cultura, entidades e promotores de cada uma dessas localidades, e que poderão contar, também, com artistas e profissionais com deficiência. Um exemplo disso será a mostra de poesia, do Bossa Criativa, que incluirá poetas surdos.

O Festival Arte de Toda Gente é um evento marcadamente dinâmico que, por sua abrangência, espírito democrático e interativo poderá ter acréscimos em sua programação ao longo dos próximos meses. Essa programação estará disponível no site www.artedetodagente.com.br.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas no decorrer de 2020. Devido à pandemia de Covid 19, inicialmente todas as atividades dos projetos vêm sendo desenvolvidas exclusivamente em ambiente virtual, mas, logo que possível, se estenderão a ações presenciais em todas as regiões do Brasil.

A primeira dessas iniciativas é o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, que reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

A segunda iniciativa é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático de apoio, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, a promoção de lives, encontros e seminários virtuais e com uma série de publicações – que incluem a produção por encomenda de versões e partituras originais de compositores brasileiros especialmente formatadas para corais –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Arte de Toda Gente no Youtube

Todos shows, performances, concertos, mostras, oficinas, cursos abertos, lives e toda a produção em vídeo dos projetos do programa Arte de Toda Gente estão disponíveis no Youtube. Acessando www.youtube.com/artedetodagente é possível assistir a programação audiovisual já lançada dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais.

E também no rádio

O programa Arte de Toda Gente tem o objetivo de divulgar as atividades culturais e pedagógicas oferecidas gratuitamente a toda a população brasileira pelos projetos Bossa Criativa, Sinos e Um Novo olhar. Ele vai ao ar todas as sextas-feiras às 14h, na Rádio UFRJ, com reprise às 19h, com apresentações e comentários sobre as diversas ações dos projetos, como cursos de formação, shows, concertos, palestras, performances e outros. E fica também disponível como podcast no Spotify e no site www.artedetodagente.com.br.

Assessoria de Projetos UFRJ – Funarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário