quarta-feira, novembro 18, 2020

Câmara Legislativa de Jatobá e a sua nova gestão; Saiba sobre os eleitos!

Dorilândia (SD) é a única representante feminina, teve 328 votos. Trabalha no Hospital Municipal da cidade, onde exerce a função de Técnica de Enfermagem há muitos anos, também é residente no bairro Itaparica. Veja abaixo desta reportagem fotos dos demais vereadores eleitos de Jatobá-PE.

Nesse domingo, 15 de novembro de 2020, Jatobá participou de seu 7º pleito eleitoral com uma participação de 8.609 votantes e uma abstenção de 1.728 eleitores, equivalente a 16,72%, quantitativo significativamente alto em comparação às eleições anteriores. Concorreram à Câmara Legislativa 79 candidatos, entre homens (63,2%) e mulheres (36,8) de várias siglas partidárias e em conformidade com a lei vigente foram eleitos 9 (nove) vereadores, sendo 8 (oito) homens e (1) uma mulher. São eles: Nivaldo Jr (PL), Neném do Hospital (Republicanos), Mardônio (SD), Nilson do Galo (SD), Toinho de Valu (Republicanos), Bebê da Moto Bike (PDT), Dorilândia (SD), Éder Rodrigo (PDT) e Eudes Jr (PL).

Desses nove vereadores eleitos para o quadriênio da Câmara Municipal Irani Félix (2021-2024) seis deles assumem o mandato pela primeira vez, uma novidade recebida com muito entusiasmo por grande parte da população que já almejava mudanças. Segue uma breve apresentação da nova composição:

Nivaldo Jr (PL) foi o vereador mais bem votado com o quantitativo de 423 votos, sendo essa a sua primeira participação eletiva. Tem 38 anos, de família tradicional do Bem Querer de Cima, território indígena Pankararu, e empresário no ramo de serviços.

Neném do Hospital (Republicanos) teve 421 votos e é reeleito para o seu 3º mandato consecutivo. Seu nome é Jailton Pereira, 43 anos, funcionário público municipal, e trabalha como maqueiro no Hospital Municipal.

Mardônio (SD), mais um reeleito com 388 votos e também vai para o seu 3º mandato, tem 43 anos, é irmão do ex-prefeito Itomar Varjão e cunhado da atual prefeita Goreti Varjão. Também é residente do bairro Itaparica.

Nilson do Galo (SD) como é popularmente conhecido é o terceiro vereador reeleito para o seu 2º mandato com 378 votos. Tem 47 anos, morador do Bairro Boa Esperança, localizado na Sede da cidade, é filho de pescadores e um dos fundadores da Colônia dos Pescadores.

Toinho de Valu (Republicanos) é Antônio Souza, teve participação ativa em pleitos anteriores, só desta vez sendo eleito com 333 votos, tem 51 anos, empresário na área de serviços, residente no Centro da cidade.

Bebê da Moto Bike (PDT), é Mayênio Lima, teve 329 votos, e é o mais jovem vereador desta composição com 33 anos, sendo essa também a sua primeira disputa eleitoral. É descendente dos primeiros moradores da antiga Cidade Livre, e morador da Centro da cidade, onde tem o seu comércio de motos e bicicletas. 

Dorilândia (SD) é a única representante feminina, tem 53 anos e teve 328 votos. Trabalha no Hospital Municipal da cidade, onde exerce a função de Técnica de Enfermagem há muitos anos, também é residente no bairro Itaparica.

Éder Rodrigo (PDT), teve 310 votos, é vice-prefeito da cidade, servidor público federal em órgão ligado à Presidência da República, tem 39 anos, e já se manifestou que assim como vice-prefeito também não receberá remuneração pelo exercício do cargo. Sua motivação é trabalhar pelo desenvolvimento municipal.

Eudes Jr (PL) também já havia participado do processo eleitoral anterior, agora sendo eleito com 259 votos, engenheiro de pesca e grande conhecedor da realidade ribeirinha.

E na posse em 1º de janeiro essa nova composição assumirá a gestão parlamentar do município pelos próximos quatro anos com os objetivos de fiscalizar a administração pública, acompanhar o orçamento e a sua aplicação, propor e discutir matérias de interesse da população, implementar leis e projetos que impactem positivamente na melhoria de vida de todas as pessoas, especialmente daquelas que mais precisam.

Para a população fica a responsabilidade de acompanhar o trabalho dos vereadores, exigindo deles o cumprimento da Lei Orgânica, e assim fazer da Casa Legislativa Irani Félix da Silva efetivamente a Casa do Povo.

Por: Profª Regina Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

Veja fotos dos vereadores eleitos de Jatobá-PE













Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário: